Como Criar Um Site Gratis Em Portugues Passo A Passo

Caros, nesse artigo vou mostrar para você como criar um site em português de forma bem profissional com o WordPress de forma fácil e rápida. Confira nosso passo a passo e veja como você pode ter seu primeiro site criado em poucos minutos.

Como criar um site gratis em portugues passo a passo:

Passo 1: Escolhendo um serviço de hospedagem de sites

Vamos ao que interessa… Como criar um site gratis em portugues passo a passo…Para ter um site é preciso em primeiro lugar escolher um serviço de hospedagem de sites. Há vários serviços por ai de hospedagem gratuita que você pode acessar e se cadastrar com facilidades. Nesse artigo vou ensinar como criar um site em WordPress, por isso você precisará de um serviço que tenha pelo menos as seguintes características:

  • Tenha suporte para PHP e banco de dados MySQL.

  • Tenha pelo menos 50 MB de armazenamento para seu site no serviço de hospedagem.

Se você estiver com dificuldades para encontrar um serviço que te ofereça essas coisas eu te aconselho a usar o serviço da Hostinger. É um serviço muito bom e vai te oferecer tudo isso, além de outras funcionalidades adicionais, de forma completamente gratuita e sem anúncios chatos.

No site da Hostinger tem que rolar a página até o final para achar o link da hospedagem grátis.

Passo 2: baixando o WordPress

Vá ao site WordPress.org. Lá clique para fazer o download da última versão disponível do WordPress.

Para quem não sabe o WordPress pode ser usado como um blog no site WordPress.com, ou como um blog em outro site. Mas o pacote de arquivos do WordPress é tão versátil que te permite com facilidade criar um site também, sem dificuldades.

Depois de fazer o download do pacote de arquivos extraia todos os arquivos do WordPress em uma pasta de seu computador.

Passo 3: Ligando o WordPress ao banco de dados de seu site.

 

Bom, agora você deve ir ao sua hospedagem de site e configurar seu banco de dados MySQL. Na Hostinger é fácil fazer isso. Procure no seu painel de controle na aba lateral esquerda da tela por MySQL. Ao clicar vai abrir um página de administração dos bancos de dados do MySQL. Clique em criar um novo banco. Defina um nome de usuário, nome do banco de dado e uma senha. Tome cuidado para anotar essas informações corretamente, você vai precisar delas daqui a pouco.

Criado o banco de dados você deve ir a sua pasta do WordPress em seu computador e abrir o aquivo denominado “wp-config-sample.php”, pode ser em um editor de texto comum mesmo como o Word ou o NotePad.

Você verá a uma parte do arquivo que será da seguinte maneira:

/** O nome do banco de dados do WordPress */

define(‘DB_NAME’, ‘nomedoBD‘);

Ebook Grátis   

  • Aprenda Passo a Passo
  • Como Criar Um Negócio Online
  • Lucrativo e Progressivo
  • Para Ganhar Dinheiro Através da Internet
  • Sem Precisar Saber Nada de Programação
   

/** Usuário do banco de dados MySQL */

define(‘DB_USER’, ‘usuarioMySQL‘);

/** Senha do banco de dados MySQL */

define(‘DB_PASSWORD’, ‘senha‘);

Substitua:

  • ‘nomedoBD’ pelo nome de seu banco de dados

  • ‘usuarioMySQL’ pelo nome dos usuário do banco de dados

  • ‘senha’ pela sua senha

Depois de fazer isso você deve salvar o arquivo e trocar nome dele de “wp-config-sample.php” para “wp-config.php”. Após acesse a seção de fazer upload de arquivos no seu site de hospedagem e “subir” todos os arquivos da pasta onde você descompactou seu WordPress para a pasta “public_html”.

Passo 4: Criando um site no WordPress.

Depois que você fez isso vá ao link do seu site e termine a instalação do WordPress determinando um nome de usuário e uma senha para sua administração do site.

O WordPress pode ser usado tanto como um blog como um site tradicional. Você pode optar por publicar um site em vez de um blog simplesmente criando “paginas” estruturadas dentro do seu WordPress em vez de criar postagens de blog em sequência.

Para completar essa “transformação” do WordPress em site você deve criar uma página para servir como sua página inicial. Depois basta definir essa página como uma página fixa e seu WordPress ficará com a aparência de um site em vez de funcionar como um blog.