Como Criar Um Site Gratis Passo a Passo – O Guia Absolutamente Completo!

Atualmente, ter um site é quase que essencial para quem deseja iniciar uma carreira na web. Obter reconhecimento e sucesso é um dos maiores desafios para qualquer pessoa que deseje iniciar um site ou um blog sem muitos conhecimentos. Uma das grandes dúvidas é como criar um site gratis passo a passo.

Como criar um site grátis passo a passo? Essa é uma das dúvidas de praticamente todas as pessoas. Afinal, você deseja algo grátis e que necessite de poucos investimentos e traga um bom retorno para você.

Como criar um site gratis passo a passo

Existem milhares de ferramentas gratuitas que oferecem a criação de um site rapidamente, algumas é só instalar e configurar. Dentre os principais CMS disponíveis atualmente no mercado, se destaca o WordPress.

Aproximadamente 26% de toda a internet utiliza WordPress. Dessa forma, ele recebe constantes atualizações e sempre vem evoluindo nos quesitos segurança e performance e além disso, ele é um dos mais agradáveis de se utilizar.

Qual a diferença entre os dois WordPress: wordpress.org e wordpress.com

Em primeira mão, podemos definir que os dois modelos utilizam WordPress, ambos possuem quase as mesmas funcionalidades. Portanto, para você que se pergunta como criar um site grátis passo a passo saiba que com a utilização de uma dessas duas ferramentas o trabalho se torna muito mais simples.

O WordPress.org é o WordPress puro, isto é, você pode baixar ele, modificar, enviar para seu site e ser feliz com ele. Ele pode ser baixado no site http://www.wordpress.org sem a necessidade de qualquer cadastro.

O WordPress é gratuito, isto é, você não precisa de qualquer tipo de cadastro no site para baixar e utilizar. E o melhor de tudo, ele é open source, isto é, ele é mantido por programadores do mundo todo sem receberem nada em troca.

Você mesmo pode baixar o WordPress, e que aliás eu mesmo indico essa opção a você e apresentarei ela durante esse tutorial de como criar um site grátis passo a passo. Ela abre muito mais as possibilidades e não deixa você preso a algum serviço.

Ao contrário, o WordPress.com já é uma plataforma exclusiva para a criação de sites utilizando integralmente o WordPress. Recomendo a você utilizar essa plataforma caso não queira investir em alguns detalhes, como contratação de um servidor de hospedagem e não queira você mesmo instalar ele.

O site oferece a criação de um site desenvolvido em WordPress através de um simples cadastro. Ele é hospedado em servidores próprios, portando, se quiser um pouco mais de possibilidades, como um endereço próprio, é preciso pagar um pouco.

Escolha um bom domínio

Ebook Grátis   

  • Aprenda Passo a Passo
  • Como Criar Um Negócio Online
  • Lucrativo e Progressivo
  • Para Ganhar Dinheiro Através da Internet
  • Sem Precisar Saber Nada de Programação
   

 

Um bom domínio é essencial para qualquer site que você vai desenvolver. Para continuar com esse tutorial de como criar um site grátis passo a passo recomendo antes de tudo já adquirir um bom domino.

Os domínios mais comuns são:

  • .com.br
  • .com
  • .net
  • .net.br

Também é possível comprar domínios personalizados, mais existem algumas restrições em relação a compra desse tipo de domínios.

Uma rápida pesquisa no Google já é possível encontrar muitos sites para comprar domínios, estrangeiros em alguns casos. O site que utilizo e recomendo para a compra de domínios é o Uol Hosthttp://www.uolhost.uol.com.br.

Como qualquer outra compra, é valido sempre pesquisar sobre o site que está vendendo o domínio. Desconfie de sites que vendem muito barato ou com serviços ilimitados e surgiram a pouco tempo.

Após já ter seu domínio devidamente comprado e pronto para ser usado, você já pode seguir com essa postagem de como criar um site grátis passo a passo. Os próximos passos serão muito importante para a criação de um site.

Escolha uma boa hospedagem

Mas a final, onde meu site vai ficar? Calma, para isso é necessário contratar uma hospedagem para que você possa enviar ele para lá. Também caso não queira fazer esse passo, é possível desenvolver seu site diretamente do wordpress.com.

Existem diversas empresas que oferecem hospedagem de sites, algumas delas são brasileiras e outras estrangeiras. Não existe uma regra que você deve somente hospedar em estrangeiras ou em brasileiras, mas tecnicamente, você deve prestar muito mais atenção nas estrangeiras.

Também recomento nesse tutorial de como criar um site grátis passo a passo verificar quais são as vantagens de cada uma empresa. Elas devem oferecer suporte aos clientes e backups para o sites.

Consulte outras pessoas que já tenham serviços hospedados na empresa que você vai comprar a hospedagem, verifique se elas estão satisfeitas com os serviços prestados. Pergunte também se o suporte técnico é bom, pois caso ocorra algum problema você vai ter que recorrer para lá.

Não confie de forma alguma em empresas que surgiram a muito pouco tempo oferecendo serviços com preços muito baratos e superpromoções com serviços ilimitados. Algumas oferecem recursos ilimitados, isso não quer dizer que elas prestam os serviços.

Faça download do WordPress

Como mencionei anteriormente, esse tutorial de como criar um site grátis passo a passo vai se tratar de como você mesmo vai instalar no seu próprio servidor o seu WordPress e com isso vai desenvolver de forma gratuita seu site.

Eu estou partindo do princípio que você já tenha seu servidor e seu domínio comprado e em uso, dessa forma o próximo passo é baixar o WordPress. Você deve acessar o site http://wordpress.org e clicar na área de download.

O download irá iniciar instantaneamente, pode ser que demore alguns minutos para o download terminar. O WordPress não é um CMS muito grande e ele vem tudo compactado em um arquivo .zip ou .tag.gz.

Salve em um local de fácil acesso em seu computador e descompacte nessa mesma pasta. Caso tenha dificuldades em descompactar, pesquise no Google programas que fazem isso, geralmente são gratuitos.

Crie um banco de dados

Essa é uma das partes mais importantes pois você vai criar o banco de dados que o WordPress irá utilizar. Todas as hospedagens, ou grande parte delas utilizam banco de dados MySQL, no qual se torna o desenvolvimento muito mais rápido e oferece maior performance.

Você deve agora acessar sua hospedagem logando em sua conta e acessar o CPanel. A maioria delas ao efetuar login no site você é automaticamente redirecionado ao CPanel do site, mas caso isso não ocorra, você pode acessar pelo endereço http://www.seusite.com.br/cpanel.

Já dentro do CPanel de sua hospedagem, você vai encontrar várias opções, entre elas está a opção de criação de banco de dados, geralmente está como MySQL Databases. Clique nela, logo em seguida será necessário inserir o nome, o usuário e a senha de seu banco que você está criando.

Se tudo ocorrer certo, após criar o banco de dados você poderá ver ele listado em seu CPanel. Também caso queira acessar o banco, grande parte das hospedagens utilizam o PHPMyAdmin para gerenciar o banco de dados através de seu navegador. Você poderá criar tabelas e ver as linhas de cada uma.

Descompacte o WordPress

Como já mencionei anteriormente, você deve descompactar o WordPress em uma pasta de seu computador. O arquivo que você baixou é compactado. Somente após fazer isso você deve continuar com esse tutorial de como criar um site grátis passo a passo.

Não altere nem um arquivo do WordPress em nem um momento, como excluir ou renomear sem ao certo o que aquele arquivo faz, pois você pode comprometer todo o seu WordPress.

Instalação do WordPress na hospedagem

Existem diversas formas de se instalar o WordPress em seu servidor, seja ela pelo CPanel ou por um cliente FTP no qual recomendo. Você já deve baixar um programa que oferece serviço de FTP para o seu blog, recomendo o FileZilla.

Antes de enviar o WordPress para a sua hospedagem, você deve modificar um arquivo que contém as informações de seu banco de dados que acabou de criar. Siga os passos:

  1. Navegue até a pasta que você descompactou o WordPress em seu computador;
  2. Já na pasta procure pelo arquivo wp-config-sample.php e faça uma cópia dele no mesmo diretório;
  3. Renomeie essa cópia para wp-config.php;
  4. Abra o wp-config.php com um programa de edição de texto e faça as alterações:

define(‘DB_NAME’, ‘nome_de_seu_banco_de_dados’);

define(‘DB_USER’, ‘seu_usuario_do_banco_de_dados’);

define(‘DB_PASSWORD’, ‘a_senha_do_banco_de_dados’);

define(‘DB_HOST’, ‘localhost’);

Procure pelas linhas acima, e substitua as palavras destacadas pelas informações de seu banco de dados que acabou de criar. Dessa forma você já pode enviar para sua hospedagem todos os arquivos do WordPress.

Acesse seu CPanel e encontre as informações para realizar FTP para o seu site, geralmente estão bem visíveis no menu do CPanel. Anote todas elas, como o IP do site, usuário FPT e senha FTP.

Abra seu programa FTP, no caso o FileZilla e adicione todas as informações do site. Se tudo ocorrer bem será listada todas as pastas disponíveis no seu site. Recomendo apagar todas que estão dentro da pasta public_html mas não apague ela, somente o que está dentro dela.

Selecione todos os arquivos de WordPress e araste para dentro do programa onde são listada as pastas disponíveis no servidor dentro da public_html. Pode ser que demore alguns minutos para que todos os arquivos serem enviados.

Configurando o WordPress

Se você seguiu todos os passos corretamente listados acima, como criar um site grátis passo a passo se torna muito mais simples. Essa parte não é muito complicada mas requer uma boa dose de atenção.

Acesse o endereço de seu site, já com seu domínio configurado, se tudo estiver certo você vai ser redirecionado a uma página do WordPress para realizar as configurações iniciais e básicas de seu site gratuito desenvolvido com WordPress.

Siga todos os passos e leia sempre eles com muita atenção. Será necessário inserir o nome do banco de dados que você criou caso seja solicitado. Nessa parte você também deve incluir o nome de seu site como também seus dados, como nome, usuário e e-mail para finalizar o cadastro no WordPress.

Ao concluir todos os passos, seu site já está no ar. Se você acessar o endereço de seu site ele já apresentará um tema padrão pré-definido pelo WordPress. Mas você pode alterá-lo e customizá-lo de sua maneira.

Altere seu tema

Como criar um site grátis passo a passo lhe ensina de maneira detalhada como criar um site usando WordPress. Agora chegou a hora de você instalar um tema para seu site.

Você deve conseguir um tema, como comprando um ou baixando de maneira gratuita na internet. Existem centenas de sites que oferecem temas gratuitos para download.

Após baixar o seu tema, provavelmente virá em um arquivo compactado. Extraia ele para qualquer pasta e com seu programa de FTP acesse seu site e siga os passos:

  • Entre diretório public_html de seu site;
  • Entre na pasta pw-contet;
  • Entre na pasta themes;
  • Cole aqui a pasta descompactada de seu tema.

Para alterar o tema você deve acessar o painel administrativo de seu site em WordPress, para isso basta digitar http://www.seusite.com.br/wp-admin/. Você será solicitado a digitar seu usuário e senha.

Dentro do painel, você vai encontrar no menu lateral a aba temas. Clique nela e lá você poderá selecionar qual vai ser o tema de seu blog. Se você seguiu o passo acima seu tema baixado provavelmente estará lá também.

Personalize seu novo site

O WordPress também permite personalização de seus temas, isto é, você pode alterar fontes, cores, imagens e até mesmo o próprio tema. Você pode fazer tudo isso de maneira muito fácil.

Se você possuir conhecimentos de programação, facilmente poderá alterar qualquer coisa de seu tema e do próprio WordPress, como instalar plugins. Também caso não tenha conhecimento, contrate alguém para modificá-lo para você.

Sucesso com seu mais novo site em WordPress

O WordPress apresenta diversas vantagens em relação as demais ferramentas que permitem a criação de sites e blogs. Seu uso é bastante simples e praticamente qualquer pessoa pode utilizá-lo para criar seus projetos.

Depois desse tutorial simples e prático de como criar um site grátis passo a passo certamente suas dúvidas acabaram. Todos os sites em WordPress são muito bem ranqueados no Google, mas você deve utilizar muito bem o SEO juntamente com as palavras chaves de seu blog.

Existem grandes sites que recebem milhões de visitas todos os dias que são desenvolvidos totalmente em WordPress, nem por isso deixam de apresentar performance e qualidade para os visitantes.

Resumo de como criar um site grátis passo a passo:

  • Diferenças entre os dois WordPress: wordpress.org e wordpress.com

  • Escolha um bom domínio

  • Escolha uma boa hospedagem

  • Faça download do WordPress

  • Crie um banco de dados

  • Descompacte o WordPress

  • Instalação do WordPress na hospedagem

  • Configurando o WordPress

  • Altere seu tema

  • Personalize seu novo site

  • Sucesso com seu mais novo site em WordPress

Viu como este passo a passo de como criar um site é fácil? Comente o que achou abaixo e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!