Como criar uma lista de emails do zero

Nesse artigo irei te ensinar como criar uma lista de e-mails a partir do zero. Você verá que isso é mais fácil do que você imagina. Vou te mostrar um passo a passo de como fazer isso usando somente recursos completamente gratuitos.

Como criar uma lista de emails do zero

Passo 1: Como conseguir os e-mails.

A primeira questão que vem em mente de quem quer construir uma lista de e-mails é afinal, como conseguir os e-mails para criar a lista? Bom, em primeiro lugar, você deve saber que o melhor método de conseguir os e-mails para sua lista é no seu próprio blog ou site.

Nesse caso, há duas formas pela qual você pode conseguir esses e-mails:

  • Com uma caixa onde as pessoas inserem os e-mails para saber mais sobre seu blog e receber as últimas atualizações, ou seja, quando elas subscrevem o seu Feed de notícias, ou sua Newsletter.
  • Pedindo para as pessoas lhe fornecerem o seu endereço de e-mail em troca de informações valiosas como: artigos especiais, e-book, senhas, etc.

lista de emails-3Muitos testes e pesquisas extensamente discutidos entre os marqueteiros digitais demonstram que o método mais eficiente é o segundo. Em alguns estudos eles permitiram um aumento de até 200% no número de e-mails recolhidos pelos sites que aplicaram esse método.

Por isso vamos direto para a explicação de como você pode construir ele. Há vários métodos que você pode usar, mas o melhor deles é o double opt-in. Ou seja, a pessoa tem que dar o endereço de e-mail e depois confirmar seu endereço indo até seu e-mail e clicando na mensagem.

Como disse, uma forma fácil (e atraente) é oferecendo gratificações para os seus assinantes como download de e-books, etc. Você pode fazer isso facilmente e de forma totalmente automatizada com o plugin Double opt-in for download. Se você tem um blog ou site em WordPress basta instalar o plugin:

https://wordpress.org/plugins/double-opt-in-for-download/

Depois disso é só seguir o passo a passo para configurá-lo.

Passo 2: Organização da lista de e-mails.

 

Para organizar uma lista de e-mails você terá que usar um serviço especial destinado à fazer isso. Por que? Imagine que você tem 1.000 endereços de e-mails. Agora, lembre-se que você foi capturando esses e-mails aos poucos com o passar dos dias com sua caixa de opt-in. O primeiro e-mail que você capturou terá sido entregue a você muito tempo antes do último e-mail.

 

Você não pode esperar semanas ou meses para começar a enviar seus e-mails. Além do mais, você continuará a capturar esses e-mails sempre com o seu blog. Logo, você sempre terá novos e-mails para mandar. Como você vai gerenciar isso tudo?

 

Se você enviasse a cada dia um novo e-mail para as pessoas, isso tomaria uma enormidade de tempo seu. Por isso os desenvolvedores construiram programas de envio automatizado de e-mail que vai facilitar muito sua vida.

 

lista de emails-2Esses programas funcionam da seguinte maneira. Sempre que você insere um novo endereço de e-mail neles ele começam a disparar mensagens automaticamente para esse e-mail. O melhor método para fazer isso é construindo uma sequência de e-mails. Essa sequência de e-mails vai ser enviadas para os seus assinantes em períodos pré-determinados por você e em uma certa ordem com mensagens que você irá definir (vamos falar mais disso no próximo passo).

 

Por hora, queremos te passar alguns sites que você pode usar para construir suas listas automatizadas de envio de e-mails. Alguns sites que oferecem esse serviço gratuitamente são:

 

  • http://mailchimp.com/ este site oferece um serviço de envio de até 12 mil e-mails por mês para 2000 endereços diferentes por mês totalmente de graça. Depois há planos que você pode usar para aumentar sua capacidade.
  • https://www.phplist.com/ este é tanto um serviço que você pode usa diretamente do site uma conta envia até 300 e-mails ou você pode instalar em seu servidor e usar a vontade – isso mesmo, sem limite – para sempre gratuitamente.

 

Passo 3: Construindo a sequência de e-mails.

 

Deixe-me expor duas coisas aqui. Primeiro, claro, você pode decidir não fazer uma sequência de e-mails e em vez disso apenas enviar um e-mail por semana para os seus assinantes como se fosse um newsletter de seu site, ou seja, um tipo de resumos das notícias do seu site.

 

Este método é bastante eficiente se seu site é um site de notícias, ou trata de algum tipo de assunto que é ligado as novidades de alguma área. Porém, se seu site é um site de dicas ou os famosos “how-to”, essa forma pode não ser eficiente para você.

 

Nesse caso, será melhor que você em vez de mandar um e-mail igual para todos toda a semana você configure uma sequência de e-mails. Onde em cada e-mail as pessoas receberão uma lição ou dica que são relacionadas umas às outras. Nesse caso, os seus assinantes vão receber seus e-mails em uma ordem, independente de quando eles fizeram sua assinatura.

 

As sequências de e-mails são particularmente eficientes em sites que trabalham com dicas e que associam a essas dicas a venda de produtos de programas de afiliados. Para construir uma sequência de e-mails siga as seguintes dicas:

 

 Clique Em Curtir Nossa Página Você Também!

  • Faça e-mails curtos. Os e-mails, em todos os casos, devem ter entre 200 a 300 palavras no máximo.
  • Esses pequenos textos nos e-mails servem para direcionar os seus leitores para alguma ação. Em geral, visitar um artigo do seu site onde eles vão poder ler mais sobre o assunto que o e-mail apresenta.
  • Não venda coisas diretamente por e-mail. Isso é muito importante. A grande maioria das pessoas vai achar abusivo que você envie e-mails para elas oferecendo produtos todo o tempo. Evite fazer isso. Seus e-mails devem ser informativos direcionando para links com conteúdo útil para elas. Caso contrário elas vão acabar pedindo para sair de sua lista de e-mails.
  • Só texto. Seu e-mail deve conter só texto, não envie imagens ou anexos.

 

Espero que você tenha gostado dessas dicas de como você pode criar uma lista de e-mail eficiente. Todas as dicas podem ser executadas sem nenhum custo, basta seguir as instruções. Então, bora lá começar sua lista de e-mails hoje mesmo.

  • Rogério Pereira

    Bom dia Ricardo, excelente conteúdo e dicas valiosas.

    • Muito obrigado! Espero ter ajudado, continue nos acompanhando! Abraços

  • Cristiano Da Silva

    Olá Ricado Muito legal a forma que aprenseta algumas forma diferente sobre os nichos, podemos dizer que isso faz uma grande diferença na hora de criar uma lista de email marketing.

    • Muito obrigado pelo comentário, espero que minhas informações ajudem muitas pessoas que estão iniciando, abraços e continue acompanhando!