Como fazer um blog

Como fazer um blog é uma tarefa extremamente simples, como você verá nesse artigo. Entretanto, fazer um blog que atraia muitos leitores e faça sucesso é algo bem mais complicado. Irei te explicar agora em um passo a passo o que você deve fazer para ter um blog que atraia muito visitantes e possa gerar renda para você.

Como Fazer Um Blog

Passo 1: Escolhendo o seu Nicho.

Eu acredito que a melhor forma de começar um blog é pensando sobre o que você vai falar nele. Minha experiência demonstra que muitas pessoas acabam fracassando ao fazer um blog não porque elas não conseguiram construir ele bem, mas porque elas não pensaram muito bem no tema em que elas iriam construir um blog.

Seu blog, se você quiser fazer sucesso com ele e trazer muitos leitores e gerar renda deve, necessariamente, se focar em um tema.

Por que? Há pelo menos dois motivos principais para isso. Vejamos:

Em primeiro lugar, isto é uma estratégia de marketing.

Pense, há na internet hoje milhares de blogs, por que alguém iria começar a visitar e ler periodicamente o seu?

como fazer um blog hjBom, parece bastante óbvio que as pessoas gostam de blogs pois eles são, em geral, feitos por pessoas apaixonadas pelos assuntos que eles tratam.

Blogs feitos por pessoas que gostam e entendem de um assunto podem ser reconhecidos imediatamente.

Eles são bem cuidados, sempre possuem as últimas notícias sobre o assunto e são cheios de informações difíceis de encontrar em outros lugares.

No jargão da internet esse tipo de blog chama-se “blog de nicho”.

Eles se concentram em uma única temática e oferecem aos seus leitores tudo o que há para se saber nesse tema. Eles são fundamentais para as pessoas buscarem saber mais sobre um tema e são verdadeiros “achados” na internet.

Quando você começa a pensar em seu blog, você deve ter isso em mente.

Sobre qual assunto você é apaixonado?

Sobre qual assunto você pode escrever coisas interessantes e difíceis de saber em outros lugares? Este assunto é uma boa opção para se tornar o tema do seu blog.

Ebook Grátis   

  • Aprenda Passo a Passo
  • Como Criar Um Negócio Online
  • Lucrativo e Progressivo
  • Para Ganhar Dinheiro Através da Internet
  • Sem Precisar Saber Nada de Programação
   

Então, o primeiro passo para fazer um blog é escolher o seu “nicho”, ou melhor, o assunto de seu blog.

Passo 2: Escolhendo a plataforma de publicação.

Como Fazer Um Blog hoje

Há dezenas de opções diferentes para você escolher publicar o seu blog. Basicamente, há dois métodos para começar a publicar o seu blog:

  • Escolhendo uma plataforma de publicação exclusiva para blog, como o WordPress.com e o Blogger.
  • Fazendo uma conta em um serviço de hospedagem de site e construir seu blog lá a partir do zero.

A primeira opção, como você já deve estar percebendo, é a mais simples. Os serviços de hospedagem de blog são tão fáceis de usar que até uma criança pode começar um blog em poucos minutos.

Tudo o que você vai precisar é criar uma conta com um endereço de e-mail.

O Blogger e o WordPress.com são plataformas gratuitas de publicação. Embora no WordPress.com você pode investir alguns plugins extras para ter mais funcionalidades e melhores resultados em seu blog.

Se você é um total iniciante, eu te recomendo usar essas plataformas, e pode começar pelo Blogger. Depois você pode arriscar voos mais ousados e ir para a segunda opção que é o WordPress.

Uma dica:

Se pretende ganhar dinheiro com Blogs, utilize o wordpress!

Entenda neste outro artigo que explico as diferenças e vantagens de cada um montando seu blog pelo Blogger ou Wordpres. Veja aqui neste link abaixo:

Blogger Criar Pelo WordPress Tem Muitas Vantagens!

 Passo 3: Layout e Organização

Outra questão que você deve se preocupar logo depois que você começou o seu blog é em dar um layout e uma organização legal para ele. Isso pode parecer “frescura”, mas não é.

Muitos blogs tem um conteúdo formidável, mas o layout deles é tão ruim que as pessoas abandonam a leitura do blog, ou simplesmente não conseguem encontrar o conteúdo do blog.

Por isso preocupe-se com o layout do seu blog e sua organização em especial nos seguintes aspectos:

  • Faça um layout simples e com letras legíveis. A regra aqui é simples. Só coloque os elementos que tiverem alguma utilidade para as pessoas.
  • No layout de seu blog deve haver: uma lista de link para os principais assuntos do seu blog, uma descrição curta de seu blog com 160 caracteres, falando um pouco sobre o que seu blog trata e uma lista de páginas de seu blog.
  • Quanto a organização. Um método fácil de manter o conteúdo do seu blog organizado é o seguinte. Em todas suas postagens coloque uma categoria e apenas uma. Crie quantos categorias forem necessárias para manter tudo separado por temas. Depois, faça a lista de links para os principais assuntos do seu blog como uma lista dessas categorias.

Passo 4: Divulgação.

Um blog sem divulgação é um blog sem leitores. Acredite em mim, as pessoas não vão ir até seu blog só pesquisando no Google, pelo menos, não no começo.

Você deve divulgar o seu blog em suas redes sociais.

Por fim.

Tenham em mente que ter um blog de sucesso com muitos leitores é um processo que pode demorar entre 6 a 12 meses, essa é a média atual na internet. Nesse tempo todo você deve publicar em seu blog pelo menos 3 vezes por semana. Eu sei, isso dá um bocado de trabalho, mas esse é o preço para construir um blog de sucesso.