Como fazer Um Site

Para fazer um site você precisará de algumas coisas. Basicamente duas:

  • Um serviço de hospedagem
  • Um método para construção de sites.

Nesse artigo vou te ensinar como você pode fazer cada uma dessas coisas para construir seu site. Além disso, vou te dar dicas fáceis de fazer para você ter seu site pronto e no ar em um dia.

Como fazer um site

Métodos para Construção de Sites

Construir um site já foi algo que exigia muitos conhecimentos técnicos. Atualmente uma pessoa com pouco ou nenhum conhecimento técnico pode construir um site. Você pode usar um desses recursos:

  • Construtor de site na própria hospedagem. Isto é um programa que alguns serviços como o Hostinger oferecem. como fazer um siteVocê pode construir seu site na própria hospedagem. É fácil de fazer, mas não traz muitas funcionalidades. Há ainda alguns programas que você pode usar para construir o seu site. Um programa muito versátil e fácil de usar e o Yahoo Site Builder (link: https://secure.webhosting.yahoo.com/ps/sb/index.php?redirect_uri=tt ). Basta você baixar esse programa em seu computador e começar a usá-lo para construir seu site off-line depois é só fazer o upload dos arquivos para a sua hospedagem de site.
  • Usar o WordPress. O WordPress te oferece no site wordpress.org o recurso para você baixar e instalar a plataforma de publicação do WordPress diretamente em qualquer lugar onde haja suporte para PHP e MySQL. Esse é o método que alia mais versatilidade e profissionalismo. Eu recomendo que você faça isso. O pacote do WordPress é totalmente gratuito e é um dos mais poderosos recursos de publicação online disponível atualmente.
  • Usar um programa. O melhor programa que eu já usei para construir um site é o DreamWave. Embora o programa esteja com muitas funcionalidades para deixar a construção de sites mais intuitiva, ainda assim, você precisará ter bastante conhecimentos técnicos para conseguir construir o seu site com esse programa.

Escolhendo um servidor de hospedagem de sites:

Depois que você decidiu como vai construir o seu site e começou a construir ele. Você terá que procurar um lugar para hospedar o site na internet. Para fazer isso você precisa contratar um serviço de hospedagem. Há serviços de hospedagem que são gratuitos e muito bons, como o Hostinger e outros que tem planos muito baratos e também são muito bons.

Aqui esta uma lista de sites que oferecem o serviço de hospedagem:

  • Hostinger: hostinger.com.br é um serviço que é gratuito ou pago. Os dois são muito bons e eu recomendo para quem quer um serviço barato e de qualidade. No site da Hostinger tem que rolar a página até o final para achar o link da hospedagem grátis.
  • Hostgator: hostgator.com.br é um dos serviços de hospedagem mais usados no mundo. É uma hospedagem um pouco mais cara que a da Hostinger mas você vai ter acesso a um dos melhores serviços em funcionamento na internet. É o que eu uso e recomendo.
  • Wix: pt.wix.com tem sido uma opção cada vez mais comum para hospedar sites. Nesse caso também há um plano gratuito e um plano pago. No Wix você não consegue instalar o WordPress, por exemplo, é uma opção boa, mas com limitações que as duas anteriores não têm.

Dicas:

Bom, agora que você já sabe com construir o seu site e onde hospedar ele só falta um pouco de trabalho de sua parte para começar o seu site hoje mesmo. Embora construir e colocar no ar um site seja algo simples e que você pode fazer sem gastar um só tostão, há algumas coisas adicionais que você pode (e deve) fazer para seu site ser um sucesso. Afinal, você está construindo um site para as pessoas usarem, não é? Por isso você vai querer que ele tenha muitos visitantes! Anote essas dicas abaixo para te ajudar nesse aspecto também:

  • Google Webmaster Tools. Assim que você criar e colocar no ar o seu primeiro site você terá se tornando o mais novo webmaster da internet. O Google pode te ajudar muito em suas tarefas nessa sua nova atividade. Faça uma conta no Google Webmaster Tools. Ali há dezenas de recursos para aperfeiçoar o seu site e te ajudar a melhor ele.
  • Google Analytics. Essa é outra ferramenta do Google, também gratuita que é usada para que você possa acompanhar como esta indo a popularidade do seu site. Veja com essa ferramenta quantas pessoas visitaram seu site, de onde elas são, etc.

Espero que você tenha gostado dessas dicas de como criar sites. Elas são bem simples de serem executadas e você poderá fazer isso hoje mesmo, se quiser. Veja também este artigo que ensino como montar um blog passo a passo em vídeo aulas.

Ricardo Ratide

Empreendedor digital, criador de vários projetos online.
Compartilhe! Sua opinião é importante para mim! Comente abaixo!

Website: http://blogparainiciantes.com/