Como usar o google analytics

Você que trabalha com blogs, sites e vive (ou está querendo viver) de seu negócio online, com certeza já ouviu falar do Google Analytics. Que é uma importante ferramenta que o Google Disponibiliza para você observar o fluxo de tráfego em seu site.

Portanto, é de extrema importância que você saiba utilizar essa poderosa ferramenta! Então, vamos a um passo-a-passo para que você aprenda como usar o Google Analytics.

Como utilizar o Google Analytics

Primeiramente, você precisa acessar o site do Google Analytics e, em seguida, criar uma conta. Para tal clique em “Criar uma conta”, no canto superior direito da página.

Você será redirecionado para uma página onde será solicitado seu e-mail, caso você ainda não tenha uma conta de e-mail Google, temos um artigo muito útil de como criar um Gmail, aqui mesmo. Confira!

Após realizar o Login com seu e-mail, você será direcionado para uma página com uma breve descrição do funcionamento do Analytics, e lá você encontrará o botão “Inscreva-se”, clique nele!

 

google analytics

 

Você será, então, redirecionado para uma página onde você deve escolher que tipo de tráfego você deseja monitorar. São duas opções: Web Site e Aplicativo para Celular.

Como este artigo está otimizado para Web Sites, mantenha a opção Web Site selecionada, e vamos preencher o formulário (em breve um artigo sobre Analytics para Aplicativos será disponibilizado).

Preencha o primeiro campo, com o nome de sua conta. Em seguida vêm as opções para configurar sua propriedade, ali insira o nome do seu Web Site e, abaixo, o endereço dele.

A próxima opção é um menu suspenso, onde você deve escolher em qual segmento de mercado seu site este inserido. Por exemplo: Se for um site sobre futebol, escolha a opção “Esportes”, se for um blog sobre receitas culinárias, escolha a opção “Comidas e Bebidas” e assim por diante.

Ebook Grátis   

  • Aprenda Passo a Passo
  • Como Criar Um Negócio Online
  • Lucrativo e Progressivo
  • Para Ganhar Dinheiro Através da Internet
  • Sem Precisar Saber Nada de Programação
   

google analytics-2

Em seguida, escolha o seu formato de horário (Brasil – Cidade mais próxima da sua).

Uma vez completado o preenchimento do formulário, basta clicar em “Obter ID de acompanhamento”. Uma janela com os termos do Google Analytics será aberta, clique em “Aceito”.

Agora você será redirecionado para a sua página, no Analytics. No topo da sua página, irá encontrar o seu ID de Acompanhamento, que é o código que você utilizará para acompanhar sua conta no Universal Analytics, para aquela propriedade especifica.

Logo abaixo você encontrará uma caixa de texto com um código em HTML, que serve para colocar o Analytics para funcionar em seu site. Copie o código e cole no código matriz de cada página que você deseja acompanhar o desempenho.

O Google lhe fornece uma opção e colocar o código em páginas otimizadas em PHP, para tal copie o código HTML, e salve como “analyticstracking.php”. Feito isso, basta adicionar um linha de programação com o seguinte código: <?php include_once(“analyticstracking.php”) ?> , logo após a tag <body> de abertura da página.

Entenda os dados do Google Analytics

Agora, vamos para os relatórios e como interpretá-los. Na parte superior, clique na aba “Relatórios”. Você será redirecionado para uma página com os relatórios de tráfego, das páginas onde foram aplicadas o Analytics.

No meio da página estará o seu gráfico de monitoramento, ali você encontrará as informações sobre acessos em seu site. Geralmente, ele está configurado em “Sessões”, para poder configurar outros modos de monitoramento de acesso, clique em “Adicionar Segmento”, logo acima do gráfico.

 

google analytics-3

Uma lista de opções será aberta, selecione uma forma de acesso que você deseja monitorar, juntamente com as Sessões e clique em “Aplicar”. Lembre-se: Sessões são os acessos em seu site, indiferente da forma como eles se dão.

Agora que você aplicou outras opções de verificação do tráfego, role a página um pouco para baixo, que você terá os números fora do gráfico, com as porcentagens e afins.

O Analytics ainda lhe oferece, a opção de monitorar o tráfego em seu site, em tempo integral. Para tal, clique no botão “Tempo Real”, localizada na caixa de opções no lado esquerdo da sua página de relatórios. Escolha um dos modos de monitoramento em tempo real e veja quantas pessoas estão conectadas agora mesmo em seu site, como um todo, em algum conteúdo, artigo e muitas outras opções!

Agora, visto todas as vantagens de se utilizar o Analytics, ainda resta alguma dúvida? Se sim, deixe nos comentários logo abaixo, que ficarei muito feliz em poder te ajudar!