Como Usar O Google Docs

Google Docs

 

O Google docs é uma ferramenta criada pela própria Google para armazenamento, criação e compartilhamento de textos, planilhas, slides e formulários. Criado para ser utilizado em nuvem, ele permite compartilhamento de arquivos em grupos além da possibilidade de escolher quem vai poder edita-los ou mesmo acessa-los.

Um grande trunfo dessas funções é o fato de não salvar nenhum arquivo em mídia física, dando assim mais segurança contra roubos ou problemas técnicos.

 

Como usar o Google Docs?google docs

Passo 01

 

Criando uma conta Google: Entre no Google, no canto superior direito clique em FAZER LOGIN, você será direcionado para uma página de login.

Caso já tenha uma conta Google pode efetuar o login nesta página, caso contrário clique em CRIAR UMA CONTA, insira todos os dados solicitados e clique em PRÓXIMA ETAPA e em seguida crie seu perfil (nele você terá acesso a todas as ferramentas do Google como o YouTube, driver, Play Store, etc.) avance essas etapas e pronto!  Você acaba de criar sua nova conta Google.

 

Passo 02

Entrando no Google Docs: Após criar sua conta Google, volte a página inicial do buscador, no canto direito superior clique em APLICATIVOS, após abrir a lista de aplicativos clique em MAIS. Dentro da aba de aplicativos no canto inferior direito, clique no aplicativo Documentos, este é o Google Docs!

 

Passo 03

Primeiros Passos (Criando um novo documento): Selecione o tipo de arquivo que deseja criar (planilhas, texto ou apresentação), este comando se encontra no canto superior esquerdo no menu. Para criar um novo arquivo clique no círculo com o símbolo de + no canto inferior direito.

Após selecionar o arquivo desejado e clicar em criar novo arquivo, o Docs irá abrir a edição de arquivo. Nele você dispõe de ferramentas semelhantes aos softwares Word, Excel e Power Point.

 

Passo 04

Compartilhando arquivos: Para facilitar trabalhos em grupo e a fácil edição de arquivos já existentes, o Google Docs dispõe da ferramenta de compartilhamento. Para compartilhar um arquivo é muito simples, basta clicar no botão COMPARTILHAR (que se encontra no canto superior direito), após clicar irá abrir uma guia onde deve-se marcar o nome dos contatos com os quais deseja compartilhar o arquivo e ao lado da caixa de texto, onde deve-se digitar o nome da pessoa – caso a tenha nos contatos – ou o e-mail, caso essa pessoa possua o Google Docs, mas não o tenha na lista de contatos. Se encontram as opções: “Pode Editar”, “Pode Comentar”, “Pode visualizar” essas opções determinam o que a pessoa pode fazer com o arquivo compartilhado.

Passo 05

Fazendo upload de um arquivo: Caso julgue necessário efetuar um upload de um arquivo que se encontra no seu computar, é muito simples: Basta clicar em “ABRIR SELETOR DE ARQUIVOS”, que se encontra no canto superior direito. Uma aba irá abrir, nela clique em “UPLOAD” e em seguida clique em “SELECIONAR UM ARQUIVO DO COMPUTADOR”, selecione o arquivo desejado e aguarde para que o processo de upload seja concluído e pronto! Seu arquivo já vai estar no Google Docs.

 

Passo 06

Criando Pastas: Para organizar melhor seus documentos são possíveis criar pastas para organizar diferentes tipos de arquivos. Para criar pasta, vá até o “MENU” em seguida “DRIVE” e ao clicar neste ícone uma nova aba irá se abrir no navegador com a página do Google Drive.

No Drive clique em “NOVO” – localizado no canto superior esquerdo –  e em seguida  “PASTA”, nomeie a pasta como deseja e pronto uma nova pasta foi criada!

Para adicionar arquivos à esta pasta, basta arrastá-los até a mesma e quando desejar acessa-las, no Google Docs, basta clicar no botão “ABRIR SELETOR DE ARQUIVOS” que se encontra no canto superior direito. Ao abrir a guia, clique em “MEU DRIVE”, logo após selecione a pasta desejada e abra-a, então é só selecionar o arquivo desejado.

 Clique Em Curtir Nossa Página Você Também!

 

Este foi um guia básico de como utilizar o Google Docs, para você está iniciando um negócio online, ou que quer dar mais vida virtual a sua empresa, bem como para você usuário residencial mesmo, que está cansado de pagar uma fortuna no pacote do Microsoft Office!