Passo a Passo Para Criar Um Blog Pessoal De Sucesso! Garantido!

Se o seu sonho é ter um grande blog pessoal e ao mesmo tempo ser reconhecido pelo trabalho que faz, saiba que para isso possa se tornar realidade são necessários diversos fatores, tais como dedicação e conhecimento são essenciais para criar um blog pessoal de Sucesso!

Um dos fatores é a dedicação e a divulgação agregado a um ótimo conteúdo. O grande diferencial para se obter sucesso em seu blog é ler e entender esse passo a passo para criar um blog pessoal.

PASSO A PASSO PARA CRIAR UM BLOG PESSOAL

ORGANIZE-SE

Antes de mais nada é necessário organizar-se! Pegue um papel e uma caneta e anote tudo o que você vai escrever em seu blog pessoal. Fale sobre coisas interessantes, tudo aquilo que você imagina que seus leitores têm interesse em ler.

Se coloque no lugar de seu leitor, você realmente iria ter interesse em ler o que você está escrevendo? Organização, sem dúvida, é um dos pontos mais importantes.

Escreva sobre o que você realmente gosta! Não adianta escrever algo que não lhe agrade. Vale muito a pena consultar outros blogs, verificar o que faz sucesso e o que as pessoas gostam de ler, quais são os seus interesses e a forma de fazer isso.

Você pode encontrar facilmente na internet sites que dão inúmeras dicas para criar um blog pessoal. Crie algo novo, com valores agregado as postagens.

Muitas pessoas simplesmente param de seguir um determinado blog pois seu conteúdo não é bom, leitor está cansado de ver tantas cópias pela internet.

A internet proporciona informação muito rápida, e com isso são usados conteúdos ultrapassados e desatualizados. Mesmo assim os blogueiros continuam sendo copiados de um site para outro.

Lembre-se, existem ferramentas que verificam se seu conteúdo é repetido e que devem ser usados ao seu favor e que eu vou apresentá-las no decorrer desse texto.

ESCOLHA A MELHOR PLATAFORMA

Eu mesmo posso afirmar que atualmente criar um blog pessoal se tornou uma tarefa não muito complicada, pois existem muitos serviços que possibilitam criar um grande blog de forma gratuita e que até futuramente possa fazer algum retorno financeiro a você.

Ebook Grátis   

  • Aprenda Passo a Passo
  • Como Criar Um Negócio Online
  • Lucrativo e Progressivo
  • Para Ganhar Dinheiro Através da Internet
  • Sem Precisar Saber Nada de Programação
   

O WordPress e Blogger sem dúvida são as melhores ferramentas online para a criação de blogs personalizáveis e além disso, oferecem desempenho e funcionalidades bem interessantes.

O Blogger é um sistema pertencente a Google no qual é famoso e milhares de pessoas fazem o uso dele. Por outro lado, o WordPress é de código aberto, isto é, gratuito.

Em ambos os casos, é sempre recomendável se você estiver disposto a investir em seu blog é comprar um domínio como por exemplo, seublog.com.br ou seublog.com entre outros. Caso deseje a versão gratuita, ainda possibilitará escolher o seu endereço mas ficará limitado como no exemplo meublog.blogger.com.br em blogs do Blogger.

Também é possível contratar uma empresa para manter o seu blog no ar, no qual recomendo no WordPress, pois expande muito mais as possibilidades além disso, irá suportar muito mais usuários simultâneos sem sobrecarregar o servidor e isso receberá suporte técnico dedicado na hospedagem.

Eu recomendo fortemente o uso do WordPress para criar seu blog!

Tendo em vista que ele é de código aberto e gratuito. São inúmeras vantagens, como plug-in e opções de personalização.

MÃO NA MASSA

Os primeiros paços iniciais e os mais importantes para a criação de um blog pessoal são:

  • Escolha um assunto que você ame falar! Nem pense em escrever sobre algo que você não goste, pois é muito provável que seu leitor também não irá gostar nem um pouco disso.

  • Meça seus investimentos de acordo com seus interesses. Isso não significa que esse passo a passo para criar um blog pessoal esteja lhe instruindo a investir pesadamente em domínio para seu blog ou conteúdos pagos para o mesmo. Existem muitos blogs pessoais de sucesso que não receberam investimentos.

  • Agora crie seu blog! Recomendo utilizar o WordPress, sua instalação é relativamente muito simples. Caso haja dificuldades ou qualquer tipos de dúvidas, basta fazer uma consulta rápida na internet. Também é muito valido caso não haja experiência ou conhecimento, contratar alguém para instalá-lo para você.

  • Agora é o mais importante! Cuide do visual de seu futuro blog mais bem sucedido da internet. Um bom layout é sem dúvida o pondo chave para que o leitor se agrade. Praticamente todos os usuários da internet se preocupam com o visual do site, não importa se seu conteúdo seja original e de qualidade mas o site é feio, mal organizado.

  • Por último, publique seus conteúdos!

FALTOU IDEIAS? SEM PROBLEMAS!

É muito comum se deparar com a falta de conteúdo para postar. Pensando nisso, o Google criou uma plataforma que te avisa quando existe um novo assunto sobre um tema específico. O Google Alerts é sem dúvida um dos mais interessantes para essa função.

Após acessar o Google Alerts, você pode configurar para que cada novidade que saia você seja comunicado instantaneamente! Muito legal, não é mesmo? Também existem outros serviços que desempenham papel muito semelhante, alguns pagos e outros não.

FALE COM OS LEITORES

Além de tudo o que foi citado no passo a passo para criar um blog pessoal, interagir com os leitores é muito importante! Incentive seus amigos e familiares a lerem seu blog.

Quando alguém comentar alguma publicação, você sempre deve ler os comentários que foram feitos e responde-los. Também recomendo usar as redes sociais como Facebook, Twitter, SnapChat, Instagram, entre outros para se comunicar com todos os seus leitores.

Tenha certeza, as pessoas se sentirão muito mais à vontade sabendo que você está lendo e respondendo elas. Com isso muitos novos leitores começarão a ler seu blog.

MEU BLOG ESTA CRESCENDO, E AGORA?

Calma meu jovem! Isso é um bom sinal! Continue com suas postagens sensacionais e conteúdos originais, e lembre-se, sempre use imagens gratuitas ou outras que você tenha os direitos autorais para poder publicar em seu site tranquilamente.

Como seu blog já possui alguns leitores, recomendo iniciar um canal no YouTube onde você possa publicar vídeos referentes as suas postagens, onde aparece você mesmo no vídeo.

É incrivelmente interessante utilizar imagens e vídeos aliados ao conteúdo do blog. O ideal é que você mesmo os produza com imagens de você mesmo, e pensando bem, você poderá se tornar um grande YouTuber também!

DEDIQUE SEU TEMPO EM SEO

Nada adianta passar horas e mais horas em frente ao seu computador produzindo conteúdos para seus leitores mas eles não tem acesso, isto é, não encontram seu blog de maneira alguma. Recomendo resolver isso com SEO, afinal o que é isso? Significa Search Engine Optimization, ou seja, optimização para mecanismos de busca.

Quando os leitores pesquisarem sobre o conteúdo de seu blog em mecanismos de busca, tais como Google, Bing, Yahoo, entre outros, seu blog aparecerá entre os primeiros resultados.

Para atingir essa possibilidade é importante usar correntemente palavras-chaves durante todo o seu texto que você vai aprender nesse passo a passo para criar um blog pessoal. Não é somente palavras-chaves, mas sim listas e tags também são muito importantes.

Invista seu tempo em SEO. Isso realmente é de muita importância para qualquer conteúdo online que queira ter visualizações. Como eu recomendo o uso do WordPress, esse processo se torna muito mais fácil e além disso, seu site será muito bem indexado aos mecanismos de buscas e possivelmente receberá milhares de visualizações diariamente.

SEJA DIFERENTE DOS OUTROS

criar um blog pessoal

Nada adiante criar algo que já existe. E além disso existe há muito tempo e os internautas já estão enjoados de ver a mesma coisa. O diferencial para criar um blog de sucesso é criar algo que não existe e que seja de muito interesse para os leitores.

Como já informei anteriormente, é muito válido antes de iniciar a produção de seu conteúdo, pesquisar muito sobre o assunto que você tem ideia em escrever. É muito válido já ser leitor de outros blogs antes de iniciar o seu, dessa forma você já irá ter uma noção bastante abrangente de como funciona.

Você deve conhecer muito bem seus concorrentes e o que eles fazem a forma que fazem e para quem eles fazem. Faça sempre melhor que eles. Já tem a ideia? Passe ela em prática! Sempre dê o melhor de você para os leitores se agradarem.

ESTEJA SEMPRE ATENTO AO QUE JÁ PUBLICOU

Muitos cometem esse grande erro, deixar o que já escreveu simplesmente abandonado. Há alguns casos que existem erros nas postagens e o seu autor nunca mais voltou atrás para corrigi-lo, com isso você certamente irá perder o seu público.

De atenção as suas publicações antigas. Volte sempre e leia os comentários, veja o que o leitor está gostando e qual o seu ponto de vista. Se necessário poderá editar o texto também. É ideal sempre marcar o texto que foi editado para o seu leitor saber.

Desde as postagens mais antigas até as atuais são necessários sempre estar acompanhando-as. Use o Google Analytics para analisar seu blog, quais as palavras chaves estão atraindo mais púbico e qual as páginas estão mais quentes. O que você observar que é melhor para o blog vá sempre aplicando nas futuras postagens ou nas palavras-chaves do próprio blog.

ANALIZE O DESEMPENHO

Como já é de conhecimento e já citei inúmeras vezes durante esse passo a passo para criar um blog pessoal, o Google Analytics será um grande amigo seu. Pois ele pode fornecer informações muito importantes, como por exemplo:

  • Quais postagens estão recebendo mais visualizações;

  • Qual o número de usuários online existentes em seu blog em tempo real.

  • Quais os meios que as pessoas estão encontrando seu blog;

  • Quais palavra- chaves estão mais “quentes”;

Dentre as vantagens que citei acima, existem muitos outras que não foram listadas, mas vele muito a pena fazer uma rápida pesquisa básica e comprovar os seus benefícios.

Também existem concorrentes ao Analytics que podem te agradar muito mais, sendo alguns pagos e outros gratuitos. Mas se você quer ter um bom desempenho em acompanhamento técnico de seu blog, use o Analytics.

COMO GANHO DINHEIRO COM MEU BLOG?

Bem, essa é uma das dúvidas de muitos blogueiros iniciantes. Quase todos os blogueiros atualmente publicam pensando no retorno financeiro. Existe diversas formas de monetizar sem site e ter diferentes valores de retorno, variando o número de acesso a ele.

No mercado, atualmente, existe diversas ferramentas que permitem adicionar anúncios em blogs. De acordo com o número de visualizações dos anúncios será o seu retorno. O próprio Google tem sua ferramenta, o Google Adsense.

NEM TUDO FUNCIONA NA BASE O SEO

Como não existe uma formula mágica que irão atrais milhares de leitores aos seu blog, criei uma lista com alguns pontos que irão te auxiliar para isso.

  • Escreva algo único. Algo atual que ninguém escreveu ainda e terá certeza que será um sucesso.

  • Não escreva texto complexo, que é difícil de ler e cansativo. Escreva numa linguagem simples, rápida e direta.

  • Compartilhe todos os seus conhecimentos.

  • Responda sempre os comentários de seus leitores. Eles pensarão que você está sempre lendo os comentários e eles estão sendo sempre correspondidos.

  • Não escreva textos enormes! Nem uma pessoa gosta de passar horas lendo um texto que não lhe chame atenção e se torne cansativo. Divida os posts em páginas, como post part. I, part II, etc. Sempre com escrita interessante.

  • Seja crítico. As pessoas gostam disso.

PONHE TUDO ISSO EM PRATICA AGORA MESMO

Agora que já você já sabe o passo a passo para criar um blog pessoal, basta por tudo isso em prática. Inicie agora mesmo agregando o que você aprender nesse artigo com seus conhecimentos. Escolha uma área e foque somente nela, uma área que você goste muito de escrever.

Crie seu blog com WordPress, como recomendo, com layout atraente e bonito. Também, caso não possua o seu tema, é importante comprá-lo. Existe milhares de temas atraentes disponíveis na internet, alguns permitem ser customizados de acordo com suas necessidades.

Tenha em mente que seus leitores gostam de algo bonito aos olhos deles, algo novo. Trace suas metas e siga fielmente ela, publique conteúdos no YouTube também e traga esses vídeos ao seu blog. Pense, você iria ler e gostar daquilo que você está escrevendo? Dessa forma você irá obter milhares de leitores!