Como Fazer Um Blog Sem Conhecer Nada de Programação! Do Zero!

 Você sabia que é possível, e fácil, fazer um blog profissional sem saber nada de programação, webdesign ou qualquer outro assunto avançado?

Com apenas alguns ajustes e configurações simples, sem precisar mexer em nenhum código, é possível colocar um blog e dar início a um projeto digital para ganhar dinheiro pela internet.

Como Fazer Um Blog Sem Conhecer Nada de Programação!

Neste artigo falarei sobre como fazer um blog e quais são os passos necessários para você colocar o seu conteúdo na internet e começar a faturar.

Escolher o nicho

O primeiro passo é escolher o nicho de atuação, ou seja, sobre qual assunto você tratará no blog. Pode-se escolher um nicho amplo ou um micro nicho.

Por exemplo, um macro nicho que você pode optar é o de emagrecimento, e um exemplo de micro nicho dentro dessa área é o emagrecimento após a gestação.

Alguns fatores que devem ser levados em conta na escolha do nicho são:

  • Conhecimento sobre o tema ou afinidade
  • Quantidade de buscas sobre o assunto
  • Possibilidades de monetização dentro do nicho
  • Saturação ou nível da concorrência

Adquirir domínio e hospedagem

Depois que você definiu sobre o que vai escrever no seu blog, é o momento de pensar no domínio, que é o endereço do blog na internet.

Para comprar um domínio basta fazer um cadastro rápido em uma empresa de registro, como GoDaddy, UOL, Hostgator, escolher o endereço que você quer e realizar o pagamento.

Feito isso, é preciso hospedar o seu site para que ele apareça na internet, o processo também é simples e você pode contar com o suporte da empresa que você escolher, caso tenha qualquer dúvida ou problema na propagação do domínio.

Instalar WordPress e template

Quando estiver tudo pronto na sua hospedagem, você terá acesso a um painel onde deverá instalar o WordPress, que é a plataforma de construção de blogs profissionais mais fácil de configurar.

Ebook Grátis   

  • Aprenda Passo a Passo
  • Como Criar Um Negócio Online
  • Lucrativo e Progressivo
  • Para Ganhar Dinheiro Através da Internet
  • Sem Precisar Saber Nada de Programação
   

Depois dessa etapa, é hora de fazer login no painel do WordPress para começar a montar toda a estrutura do seu blog. Para começar a criação, é preciso instalar um template, que pode ser grátis ou pago, dependendo do que você precisa no seu projeto.

Ajustar as configurações e instalar plugins

Após ter todos esses elementos instalados, ainda faltam alguns passos para terminar de criar um blog. Mas, não é nada complicado, basta ter alguns conhecimentos sobre o funcionamento de plugins e como eles podem otimizar o seu trabalho.

Ajustar o template com as cores e o layout adequado costuma ser bastante simples e intuitivo, além disso, você encontra tutoriais feitos pelos próprios criadores do tema.

Produzir conteúdo

Essa etapa é de extrema importância para a criação do blog e, claro, para o seu sucesso. Bons conteúdos atraem visitantes e faz com que eles permaneçam mais tempo no blog, aumentando, assim, a sua relevância para o Google.

Outro fator importante sobre o conteúdo é que, quanto mais profissional parecer, mais inclinado o visitante ficará a comprar algo de você.

Você pode optar por produzir conteúdo somente em texto ou também incluir vídeos, infográficos, slides e até gifs, dependendo do seu nicho e também do objetivo do seu projeto.

Monetizar o blog

Quando você pesquisou sobre como fazer um blog, certamente ficou pensando em como poderia monetizar o seu projeto.

Você pode fazer isso de várias formas, como, por exemplo:

  • Promover produtos físicos ou digitais como afiliado
  • Divulgar serviços de consultoria, coaching, assessoria e outros
  • Cadastrar o blog no Google Adsense e outros programas de links patrocinados
  • Vender espaço publicitário para outros empreendedores

Há várias maneiras de se ganhar dinheiro com um blog, você pode, inclusive, combinar duas ou mais formas diferentes, dentro do mesmo nicho, claro.

Gostou das dicas do artigo? Está com alguma dúvida sobre como fazer um blog? Escreva aqui nos comentários que vou responder todos os seus questionamentos e te ajudar a alcançar o sucesso no seu projeto online.