13 Estratégias Infalíveis Para Escolher Um Template Wordpress

Como escolher o melhor Template WordPress

A plataforma de desenvolvimento de sites WordPress possibilita e oferece o uso de diversos template WordPress para que você possa utilizar em seu site e deixar ele do seu jeito. Com mais de 26% de toda a internet construída com esse magnifico CMS, existem muitos temas e você deve escolher estrategicamente o melhor para você.

Escolher um bom template para seu site ou blog desenvolvido através do WordPress é um dos grandes desafios para algumas pessoas. Além disso você irá aprender algumas estratégias para escolher o melhor template WordPress e se diferenciar das outras pessoas.

Existem uma ampla variedade de temas para WordPress disponíveis na internet, muitas pessoas ficam confusas e com algumas dúvidas ao escolher o tema ideal para seu site. Como existem temas gratuitos e pagos, irei ensinar a você a como selecionar o melhor template possível.

13 estratégias essenciais para escolha de template wordpress.

Recomendo você seguir essas dicas para que seu site fique muito acima de sua concorrência e além disso receba muitos acessos.

Escolha o template com a cara de seu negócio

template wordpress cara do seu negocio

Essa característica é sem dúvida essencial para qualquer site. Você deve selecionar a dedo o template que irá utilizar em seu site, pois existem alguns desenvolvidos para determinados tipos de site. Você não vai utilizar um tema de blog para um site institucional não é?

Observe muito bem o público que irá visitar o seu blog e defina qual o tema mais elegante possível que irá agradar os olhos de seus visitantes. As pessoas costumam julgar os sites de acordo com seu layout, e se o seu site não possuir um template WordPress agradável, certamente irá perder muitos visitantes.

Defina muito bem qual vai ser o público de seu site. Por exemplo, para público jovem recomendo usar para um template WordPress mais moderno, já para executivos o ideal é um template mais formal.

Invista pesado em SEO

template wordpress seo

Se você deseja atingir o máximo possível de seu público, utilizar SEO é fundamental. Sempre escolha um template WordPress que ofereça vantagens para empregar o SEO a favor de seu site.

Caso possuir textos em seu site, recomendo usar também palavras chaves durante o decorrer do texto. Também nas imagens, utilize instruções para que pessoas com dificuldades visuais possam visitar seu site.

Escreva muito bem as palavras-chaves, junto com a descrição. O template WordPress também deve ser desenvolvido com boas práticas de programação, pois o Google e outros sites de pesquisa costumam indexar melhor os sites mais modernos.

Facilidades em modificações

Vai chegar uma hora em que você vai precisas fazer algumas modificações no seu template WordPress por algum motivo. Lembre-se, somente poderá fazer modificações no código fonte se tenha autorização do desenvolvedor. Essa regra se aplica a tanto templates grátis como pagos.

Mudar um menu, adicionar alguma funcionalidade ou alguma outra página, sempre realize a melhor manutenção possível. Caso tenha conhecimentos você mesmo pode realizar as mudanças, ou contrate alguém para realizá-las para você.

Ebook Grátis   

  • Aprenda Passo a Passo
  • Como Criar Um Negócio Online
  • Lucrativo e Progressivo
  • Para Ganhar Dinheiro Através da Internet
  • Sem Precisar Saber Nada de Programação
   

Antes de adquirir qualquer template WordPress, confira se seu código é de fácil manutenção caso deseje modificá-lo. O código fonte deve ser muito bem escrito, com os últimos padrões de desenvolvimento e com o código comentado.

Caso contrate algum desenvolvedor para modificá-lo, encontre um que faça a melhor mudança possível, sem “gambiarras” e códigos mal escritos que possivelmente mais tarde virão a dar problemas.

Que se adapte a qualquer dispositivo

Grande parte dos acessos aos sites nos dias atuais se dão a partir de dispositivos móveis, como celulares, tablets, laptops, entre outros. Não importa qual o dispositivo que você vai utilizar para acessá-lo, você sempre deve visualizar o site sem que ele seja distorcido ou precise de zoom.

Praticamente todos os templates WordPress são desenvolvidos para serem responsivos e se adaptar a qualquer dispositivo que vai acessar. Você deve ter a mesma experiência acessando de um computador ou de um celular.

Além de não ser muito bem indexados sites que não são responsivos, seu site vai sofrer com o baixo número de visitas. Sempre escolha um template WordPress baseado em UX, ou seja, User Experience, experiência do usuário.

Tendo em vista que o espaço da tela de um celular não ser a mesma de um notebook, o usuário deve ter a mesma experiência.

Desempenho em primeiro lugar

template wordpress desempenho em primeiro lugar
template wordpress desempenho em primeiro lugar

Ninguém tem paciência de esperar 3 minutos para um site abrir em seu computador e ainda ao abrir ele travar tudo. Usar imagens e fontes muito pesadas vai dificultar o carregamento do site.

Existe alguns padrões que devem ser seguidos durante o desenvolvimento de um template WordPress para que ele possa apresentar performance no carregamento e na sua renderização nos navegadores.

Um site que não trava em um computador jamais pode travar em um celular.

Escolha um template WordPress leve, que seu carregamento seja rápido e o usuário do seu site não enfrente dificuldades em sua utilização.

Usar um tema pesado afasta seus visitantes e consequentemente os números de acessos diminuirão drasticamente.

Desempenho em telefones moveis

Ter desempenho em dispositivos moveis, essa é uma das partes mais complicadas. Você sempre deve ter seu site que abra sem dificuldades e possa navegar em seu site de forma rápida e eficiente em um dispositivo móvel.

Existem diversos templates WordPress que são focados para esse fim.

Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para avaliar o desempenho de seu site. A que eu recomento é a Page Speed insights do Google, ele avalia a velocidade de carregamento, desempenho em dispositivos moveis e computadores e ainda lhe oferece uma classificação de 0 a 100.

Utilizar ferramentas é essencial para avaliar o desempenho de seu site, no caso o template WordPress.

Não fique preso a somente ao Google, existem muitos outros que você deve testar. Alguns mostram atém mesmo os erros que estão comprometendo o desemprenho do seu site.

Plugin

Se você somente utilizar o tema na maneira que foi desenvolvido, vai possuir um enorme risco de ter outro ou mais sites idênticos ao seu.

Por isso os desenvolvedores permitem a personalização como instalação de plugin para dar mais funcionalidades ao seu template WordPress.

Os plugin permitem ampliar as funcionalidades do seu site.

Existem milhares de plugin disponíveis nos diretórios do WordPress que podem ser instalados e utilizados por você.

Um breve exemplo de utilização é o plugin WooCommerce, pois ele possibilita que seu blog se transforme em uma fantástica loja virtual, abrindo muito mais as possibilidades que o próprio WordPress já oferece.

Temas com visual bonito e agradáveis

Acredite, as pessoas julgam seu site ou blog de acordo com o seu template WordPress. Ter visual bonito é importantíssimo, pois ele deve ser agradável de olhar e de acordo com o conteúdo que seu site oferece.

Existem milhares de Templates WordPress disponíveis para download, sendo assim, é muito provável que você vai encontrar o visual perfeito para seu site.

Caso seja mais exigente, contrate uma empresa ou alguém que possa fazer tudo por você.

Utilize sempre cores que combinem entre si. As cores devem estar em harmonia, juntamente com as fontes e as imagens.

Contratar uma agencia digital para criar o seu template WordPress é uma boa ideia caso queira algo totalmente exclusivo para você, pois ele será desenhado por designer e desenvolvido por ótimos programadores.

O template deve ser sempre atualizado

Caso deseje comprar seu tema, verifique se ele possui atualizações e além disso pesquise sobre as versões mais antiga dele.

Nunca instale nem um template WordPress em seu blog ou site que foi desenvolvido há muito tempo, pois pode ter certeza que ele já está desatualizado em algumas partes e com isso você perderá muitas visitas.

Os temas ideais são aqueles que estão tendo atualizações periodicamente, pois com isso ele sempre está atualizado.

Temas premium geralmente tem suporte e atualizações mais frequentes.

Recomendo você adquirir seu tema com desenvolvedores na área de WordPress, pois assim eles possuem enorme conhecimento do próprio CMS e com isso seu tema será muito mais bem-feito e receberá suporte.

Sempre procure em qualquer tema baixado quem foi o autor e pesquise sobre os trabalhos dele.

Template com bom desenvolvimento

template wordpress com bom desenvolvimento

Se você optar por um template WordPress mais antigos, é possivelmente que ele pare de funcionar com uma nova atualização do WordPress.

A cada nova atualização, o WordPress recebe novas funcionalidades e vai modificando ou excluindo as mais antiga, se seu tema for mais antigo certamente ele poderá parrar de funcionar.

Como já mencionei anteriormente, procure sempre temas que foram desenvolvidos por alguém experiente em WordPress, pois assim você pode ter certeza que ele desenvolveu o tema utilizando os mais modernos padrões.

Com o passar do tempo, é importante que seu template seja atualizado para assim garantir que ele continue funcionando e que os buscadores posicione ele de maneira mais satisfatória.

Se você manter um tema antigo é bem possível que as pessoas parem de acessar seu site.

Procure o melhor preço

Caso deseje comprar seu template WordPress, fique muito atento ao preço. Existe alguns requisitos que você deve seguir antes de comprar seu template:

  • O preço pode variar de 20 até 100 dólares;

  • Muitas opções de personalizações que vão muito além de cores e fontes;

  • Suporte é sempre disponibilizado;

  • Os templates sofrem atualizações frequentes.

Fique atento aos temas gratuitos!

  • O designer é muito mais simples e tradicional;

  • Você não precisa pagar nada para poder utilizá-lo;

  • Customização geralmente é muito limitado;

  • O desenvolvedor do template WordPress pode parar de desenvolver a qualquer momento e assim encerrar as atualizações;

  • Existe suporte somente para alguns temas, mas é extremamente limitado.

Existem muitos sites que vendem temas para WordPress, geralmente uma rápida pesquisa no Google já é suficiente para encontrar dezenas. O pagamento pode ser feito em Real ou Dólar, dependendo do site, mas geralmente é Dólar.

Após adquirir um template para seu site, você receberá atualizações e suporte do desenvolvedor. Qualquer problema que ocorrer ou dúvidas o desenvolvedor vai prestar suporte para você.

Existem muitos temas gratuitos que são extremamente ótimos, sendo comparável a alguns temas pagos. Lembrando que somente alguns tem suporte e ainda exigem alguns requisitos, como limitação de plugins e personalização e ainda incluir o nome do desenvolvedor no rodapé de seu site.

O tema deve ser suportado por um longo tempo

Verifique se o template recebe atualizações e se durante o seu desenvolvimento foi utilizado as melhores práticas de programação. A cada dia, a área de tecnologia principalmente sites vai mudando e todo o seu conteúdo precisa ficar sempre atualizado.

Se você não verificar esse requisito antes de aderir a qualquer tema, é muito provável que a uma nova atualização do WordPress, seu tema não vai funcionar mais corretamente.

Mão na massa!

template wordpress
template wordpress

Agora você já sabe as principais características para escolher um bom template WordPress, portanto cabe a você escolher o mais adequado para seu site. Você sempre deve escolher o mais adequado para os serviços que seu site oferece.

Analise qual o tipo de público que irá frequentar o seu blog. Dependendo delas você deve escolher o tipo de template que irá escolher. Existem de muitos tipos, como mais modernos ou mais executivos.

O mais recomendável é comprar um template WordPress, mais isso não quer dizer que você tem que comprar um, pois os gratuitos também atendem diversas necessidades.

Templates que não são responsivos não são boa ideia para qualquer site que venha a ser desenvolvido com esse tão famosos CMS WordPress.

O Google e os demais buscadores não indexam corretamente sites que não são responsivos e com isso você perderá inúmeros visitantes.

Antes de escolher seu template WordPress, verifique se ele é pesado para carregar e oferece uma boa experiência para o usuários. Ser responsivo é uma regra, pois o leitor de seu site deve ter a mesma experiência em um computador e um smartphone.

Como ninguém gosta de esperar minutos para um site carregar, verifique se ele oferece performance no carregamento. O que pode dificultar o carregamento de um site é imagens e fontes pesadas.

Ter um tema agradável e com layout ideal para o serviço que você está prestando é a chave para o sucesso. O seu site deve ser muito rápido e de boa qualidade para ficar nas melhores posições nos buscadores.

Utilizar SEO é importantíssimo para atrair visitantes.

Compre temas personalizáveis, pois você vai precisar modificar qualquer parte dele, como cores e algumas imagens por exemplo. Geralmente bons desenvolvedores de template WordPress oferecem todo esses recursos e ainda mais com suporte e atualizações.

Escrevi um artigo falando sobre os melhores Templates WordPress em Português, CLIQUE AQUI e entenda porque pode te ajudar usar um tema wordpress em português.

Abaixo você vai conferir uma resumo com as 13 estratégias essenciais para escolha de template wordpress :

  1. Escolha o template com a cara de seu negócio

  2. Invista pesado em SEO

  3. Facilidades em modificações

  4. Que se adapte a qualquer dispositivo

  5. Desempenho em primeiro lugar

  6. Desempenho em telefones moveis

  7. Plugin

  8. Temas com visual bonito e agradáveis

  9. O template deve ser sempre atualizado

  10. Template com bom desenvolvimento

  11. Procure o melhor preço

  12. Fique atento aos temas gratuitos!

  13. O tema deve ser suportado por um longo tempo

  14. Mão na massa

Gostou dessas dicas? Mãos na massa e escolha o Template WordPress ideal para seu projeto!