Categories: Criar Blog

Como Fazer Site – Passo a Passo Para Iniciantes! Guia Completo!

Se você está se perguntando sobre como fazer site do zero, mesmo gratuito, então você está no lugar certo. Antes de mais nada, confira esse guia completo!

Não tem ideia de por onde começar?

Está preocupado pensando em quanto ele vai custar e o tempo que levará para ser finalizado?

Não se preocupe!

São dúvidas e receios comuns de todas as pessoas que não possuem experiência em programação mas desejam fazer site.

Desde já vou levá-lo por um processo de criação de site passo a passo e lhe mostrar por que:

  • Você não precisa ser um expert em TI(tecnologia em informática) para fazer site do zero hoje em dia;
  • Você não precisa saber de programação, gerenciamento de hosts ou servidores;
  • Você não precisa gastar muito dinheiro;

Se você deseja mesmo construir um site, basta saber antecipadamente por onde deve começar.

Siga este guia completo passo a passo atualizado e poderá ter seu site instalado, dessa forma funcionando em questão de horas.

Se você está pensando em criar um site pessoal ou uma versão para sua empresa, o processo que vou ensinar enfim é o ideal.

Os construtores de site são a maneira mais fácil, mais rápida e definitivamente mais barata de fazer site.

WordPress, Wix, Webnode. Esses construtores geram milhões de páginas criadas por usuários web comuns e leigos igualmente como você.

+ Veja também “Diferenças Entre Criar Site WordPress.com e Site WordPress.org

Comece agora sua jornada de criação de sites. Confira as etapas abaixo:

  1. Escolha um criador de sites
  2. Teste o construtor escolhido
  3. Escolha o plano adequado
  4. Escolha seu domínio
  5. Escolha seu tema
  6. Personalize o tema
  7. Visualize e teste seu site
  8. Publique

Passo a Passo Completo Para Fazer Site do Zero

Cada vez mais e mais pessoas estão criando sites online como uma maneira de se expressar, de apresentar trabalhos ou imprimir marcas e empresas na web.

Atualmente, as empresas não podem permanecer no mercado em crescimento sem ter uma página institucional funcionando como forma de alcançar clientes.

A razão pela qual pessoas comuns assim também como você podem ter seu próprio site de graça juntamente com a existência de vários e bons construtores.

Graças a essas ferramentas que funcionam apenas com movimentos de arrastar e soltar, criar sua própria página é tão simples da mesma forma de criar uma apresentação de Powerpoint.

Esses desenvolvedores de blogs e sites já programaram o software que você precisa para fazer site. Você só precisa a principio usar seu mouse e arrastar e soltar blocos de texto, vídeos, imagens etc.

Você não precisa ter nenhum conhecimento em programação, por isso, HTML e CSS que soam como um idioma desconhecido já não são mais um motivo de preocupação.

A codificação pode levar meses, em conclusão exige muito conhecimento e habilidade para criar um site.

Essas novidades e facilidades parecem muito boas, não é mesmo?

Mas você sabe como escolher um bom construtor de sites?

Afinal, não se trata apenas de escolher qualquer um, você precisa descobrir qual oferece as melhores vantagens e facilidades.

Confira esse guia completo! Enfim prepare-se para fazer site hoje mesmo.

  1. Escolha Seu Criador de Sites

Antes de mais nada, após testar os principais desenvolvedores de páginas online conhecidos aqui no Brasil, criei um quadro de comparação com o que descobri.

Dessa forma, você pode ver qual a melhor opção para fazer site, para editar e quais oferecem os melhores designers.

Se você ainda não sabe qual o melhor construtor de site atualmente, primeiramente confira esse quadro de comparações e descubra:

WordPress

Wix

Webnode

Com qualquer um dos construtores apresentados no quadro de comparação é possível fazer site grátis do zero e sem entender absolutamente nada de codificação.

Preciso salientar que estes números são apenas uma opinião geral de acordo com testes, mas se você preferir pode fazer você mesmo, seus testes.

Contudo, se você deseja começar a fazer site de forma rápida, posso afirmar que os resultados obtidos aqui só comprovam o grande sucesso do WordPress aqui no Brasil. Mas o Wix vem se destacando pela sua maior facilidade para construir o site.

  1. Teste o Construtor Escolhido

Uma vez que você tenha escolhido sua plataforma, o próximo passo a ser dado é ter certeza de que fez a escolha certa.

Como você deve ter observado, todos os criadores de site presentes no teste possuem seus prós e contras entretanto, alguns deles são bons em certas coisas e deixam a desejar em outra.

Em se tratando de uma plataforma de criação de páginas digitais, não podemos falar em “o melhor” e sim primeiramente aquele que oferece o melhor custo benefício.

Como você é iniciante, minha sugestão é que opte pelo mais popular e fácil de editar.

Todas eles possuem planos gratuitos, básicos e premium.

Isso vai depender de quanto primeiramente você pretende investir!

Mas para começar, caso você ainda esteja com muita dúvida, basta criar nos três e avaliar o melhor para você.

Não se preocupe em gastar!

Basta optar pela versão de site de graça e fazer seus testes antes de mais nada. Não tenha receio de tentar, procure utilizar todas as ferramentas de edição.

Mas isso não é tudo! Além de verificar a facilidade de uso e edição, você também pode usar a versão gratuita para ver como o mesmo funciona nos dispositivos móveis.

Devido a grande parte da população mundial acessar a internet por meio desses aparelhos, é essencial que sua página seja responsiva.

A maior parte das templates do Wix são responsivas, inclusive as gratuitas.

Esses temas geralmente são bem leves, abrem com rapidez nos aparelhos e não ficam desconfigurados.

Uma das maiores vantagens desses construtores é que os mesmos cuidam de praticamente tudo, deixando você livre e tranquilo para realizar outras tarefas.

Eles cuidam de todas as atualizações, principalmente as de segurança para os hosts.

Desse modo você não precisa se preocupar com nada. Os responsáveis pelo suporte técnico cuidam para que seu site não saia do ar e não seja invadido.

Um plano gratuito é ideal para quem deseja aprender como fazer site de maneira fácil e também para realizar todo tipo de teste.

No entanto, se você deseja construir um site profissional e com responsabilidade, adicionar todos os plug-ins e ter acesso às melhores templates e funcionalidades mais avançadas, é fundamental adquirir um plano, mesmo que básico.

Todos os desenvolvedores citados aqui possuem estas características e permitem que você dê personalidade à sua página, editando, fontes, imagens, cores, barras de navegação etc.

Como não existe uma solução que seja única, o indicado mesmo é você eleger uma lista pequena, criar páginas gratuitas e começar a testar.

E Em Relação aos Construtores de Sites Para E-commerce?

Se você está pensando em fazer site comercial (loja online), também existem sob o mesmo ponto de vista, as ferramentas específicas para isso.

Do grupo que analisei, continuo com a opção do Wix também para criar lojas virtuais. O mesmo oferece ferramentas poderosas, plugins e funcionalidades necessárias para que seu e-commerce funcione adequadamente e venda produtos online.

Caso você não necessite de tantas funcionalidades avançadas e tem apenas certa quantidade de produtos para vender, as outras duas opções também vão servir muito bem.

Se você for vender artigos exclusivos, fotografias, artesanato, cosméticos e coisas do tipo, terá enfim um suporte eficiente.

+ Veja também “6 Dicas Infalíveis Para Criar Uma Loja Virtual do Zero! Passo a Passo!

  1. Escolha o Plano Adequado

Além de escolher a empresa certa para fazer seu site, é necessário escolher o plano apropriado.

Os construtores de sites oferecem níveis diferentes de assinatura, como ocorre com a maioria das coisas, quanto mais você paga, mais você ganha.

As alternativas citadas aqui possuem planos com preços bem acessíveis e custam bem mais barato do que pagar por um programador.

O valor mínimo para ter um plano básico atualmente, gira em torno de 15 reais por mês.

Vale lembrar que você não é obrigado a assinar um plano pago e poderá desistir a qualquer momento do seu blog ou site.

Uma grande vantagem aqui é que você assina o plano e já sabe quanto pagará por mês, sem acréscimos e surpresas desagradáveis.

A maioria das plataformas de publicação de blogs e sites possuem garantias vantajosas de devolução do dinheiro mediante cancelamento.

O Wix, por exemplo, oferece para assinatura Premium, 14 dias de teste e se cancelada a assinatura, você tem direito a reembolso. No caso do WordPress, você tem até dois dias para fazer o cancelamento e receber seu dinheiro de volta.

Dessa maneira você pode testar até uma conta Premium na Wix sem precisa gastar.

Minha sugestão é que você comece com um plano gratuito e vá descobrindo as funcionalidades.

Depois disso, migre para um plano básico, continue testando e se estiver satisfeito, basta adquirir uma conta Premium, caso queira mais vantagens.

Se depois de todos os testes com o plano básico e gratuito, você ainda tiver dúvidas sobre a necessidade ou não de conta Premiu, responda a essas perguntas:

  • Você deseja se livrar do logotipo do seu construtor?
  • Precisa ter um domínio pessoal sem carregar o nome da empresa de criação de sites?
  • Existe a necessidade de mais espaço para postar vídeos, fotos e outros arquivos maiores?
  • Precisa de outros modelos de temas?

Sai respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, provavelmente precisa de uma conta Premium.

Vou te explicar melhor

Embora a maioria dessas plataformas ofereça a possibilidade de hospedagem gratuita, adquirir planos aumenta sua largura de banda e de armazenamento.

  • Largura da banda: A largura de banda tem haver com a capacidade da página de receber visitantes.
  • Capacidade de armazenamento: espaço para postar fotos, vídeos e outros arquivos.

Como é comum acontecer, as contas gratuitas são repletas de anúncios e vem com o logotipo da empresa em questão.

Se você precisa fazer site para sua empresa e depende de algo 100% personalizado, antes de mais nada, um plano gratuíto não irá funcionar.

Normalmente as empresas precisam ter seu domínio próprio, sem o “/wordpress”, por exemplo. Isso só é possível com um plano de assinatura.

Quem opta não pagar também recebe uma quantidade de templates (temas) reduzida.

Algo extremamente importante e que assinatura grátis não possui é um suporte de otimização em SEO.

Confira a seguir as características principais que deve ter um bom plano Premium:

  • Deve ser livre de anúncios
  • Deve oferecer domínio pessoal
  • Deve disponibilizar largura de banda ilimitada.
  1. Escolha o Seu Domínio

Agora que você escolheu seu construtor de sites logo depois escolheu um plano gratuito para testar, precisa escolher bem seu domínio.

Um nome de domínio é bit do URL (o endereço na barra de pesquisa do seu navegador).

É o nome que será digitado e pesquisado por outras pessoas para acessar sua página.

Em se tratando de nome de domínio, você tem duas opções:

  • Pode comprar seu próprio domínio personalizado por meio do próprio construtor.
  • Pode compra-lo por conta própria através de registradores, como a UOL.

Caso escolha a segunda opção terá que mover seu domínio para a plataforma escolhida. Peça ajuda ao construtor de sites escolhido.

  1. Escolha Seu Modelo de Site

Certo. Então você seguiu esse passo a passo até aqui e está pronto para começar a fazer site.

O próximo passo é começar a escolher sua template, a cara que terá sua página.

Como você pode fazer sua plataforma digital parecer profissional?

Afinal você quer criar algo que realmente se destaque, certo? Algo que chame atenção e que tenha personalidade.

Vamos admitir que a maioria de nós não sabe configurar bem como codificar nosso próprio site.

É justamente nesse momento que os desenvolvedores entram em ação.

Eles criam vários modelos de design para que você possa usar. Dar uma cara à sua plataforma e com isso não há necessidade de contratar um design.

Independente da empresa escolhida, você terá uma boa seleção de modelos de templates.

No geral, quanto melhor o seu plano, mais modelos você terá acesso.

  1. Personalize o tema

Embora cada modelo já venha pronto, também é possível mudar várias coisas para que a página fique com a sua cara.

Dá para mudar o tipo da fonte, as imagens, criar widgets, dar uma coloração diferente e muito mais.

Você pode criar outras páginas dentro do seu site e determinar como os posts serão apresentados.

  1. Visualize e teste seu site

Depois de realizar todas essas configurações enfim basta visualizar seu site, adicionar postagens e começar a testá-lo.

  1. Publique!

Fazer site hoje em dia é muito simples mesmo quando precisamos de um plano pago, enfim os custos são baixos.

Espero que estas informações sobre como fazer site lhe tenham sido uteis. Caso tenha mais alguma dúvida, é só deixar um comentário e responderei o quanto antes.

Ver comentários

Este site usa cookies.

Saiba mais..