O que é dominio? Quais as diferenças entre grátis e pago?

O que é Dominio? É o endereço que serve para você localizar e acessar uma pagina na web. Cada servidor na internet possui um endereço de IP assim como os números de telefones mas em uma maior sequência, sendo uma série de quatro números separados por pontos.

O que é dominio?

O domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços dos servidores (sites). Caso ele não existisse seriamos obrigados a memorizar uma sequência muito grande de números. Para que um domínio seja criado e possa funcionar é necessário ao menos dois servidores DNS conectados a internet e já configurados para o domínio em questão.

O que é DNS?

DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.seusite.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o seu site, e não um monte de números e pontos.

Como se classificam os domínios?

O que é dominio Quais as diferenças entre grátis e pagoOs domínios são classificados de acordo com a sua extensão, que são aquelas últimas letras que ficam a extrema direita do domínio. E são classificados de várias formas. Exemplo: .Com e .net são denominados domínio de primeiro nível ou TLD (Top level domain).

São mas de 270 domínios de primeiro nível de diversos tipos. Confira abaixo todos eles: – Os TLDs genéricos não-patrocinados (gTLDs), ou domínios internacionais, são .com, .net, .org, .int, .arpa, .biz, .info, .name e .pro. Os TLDs não patrocinados operam sem qualquer organização patrocinadora e normalmente possuem menos restrições para registro do que os TLDs patrocinados. – Os TLDs genéricos patrocinados (gTLDs) incluem .edu, .gov, .mil, .aero, .coop, .museum, .jobs, .mobi, .travel, .tel, .cat e .asia.

Um TLD patrocinado é um domínio especializado com um patrocinador que representa a comunidade atendida por aquele TLD. – Os TLDs de duas letras (.br, .ar, .mx, .uk, .de, etc.) correspondem às abreviações oficiais com duas letras de mais de 250 países e territórios.

Estes domínios são denominados TLDs com código de países ou ccTLDs, na forma abreviada. Cada um está relacionado a uma instituição de registro responsável pela operação do domínio de acordo com as políticas locais (por exemplo, para registrar um nome em alguns TLDs, você deve ser residente fico daquele local).

É possível registrar um domínio grátis?

Sim, é possível. Além dos registros de domínios pagos também existem formas de conseguir um gratuitamente, através de algumas empresas que disponibilizam esse serviço. Quais empresas oferecem domínio gratuito?

  • Domínios .tk: Oferece a possibilidade de redirecionar domínios longos para os com curta extensão “.tk”. Outro ponto positivo é que agora você conta com Cname, o que permite utilizá-los no blogger, por exemplo, para não precisar usar aquela extensão .blogspot.com.O site oferece ainda a opção de troca de anúncios com outros sites da rede. O site do serviço é o www.dot.tk.
  • My.ga: Oferece redirecionamento com domínios do tipo .ga. O site do serviço é www.my.ga. Infelizmente não há opções Cname, DNS nem nada igual ao serviço anterior.
  • Co.nr: Oferece redirecionamento com domínios do tipo co.nr. O site do serviço é www.freedomain.co Infelizmente não há opções Cname, DNS nem nada igual ao serviço anterior.

Qual a diferença de um domínio gratuito para um pago?

Para quem busca profissionalismo e tem como objetivo tornar seu site um negócio rentável ter um domínio próprio é essencial, pois dessa forma aumenta a sua reputação online. Já os gratuitos são mais para quem usa a internet como entretenimento.

É altamente recomendável que você sempre escolha por um domínio pago, sendo profissional ou amador pois é sempre bom causar uma boa impressão aos usuários para receber mais visitas, que provavelmente é isto que você mais buscará com certeza porque de que adianta ter um Blog ou Site se ninguém verá?

Fica ainda minha dica, eu registro todos os meus domínios na UOL HOST e recomendo! Clique Aqui para registrar na UOL HOST.


Ricardo Ratide

Empreendedor digital, criador de vários projetos online.
Compartilhe! Sua opinião é importante para mim! Comente abaixo!

Website: https://blogparainiciantes.com/