O Que é SEO? Use SEO On-Page e Off-Page Para Gerar Mais Visitas!

Se você está na corrida para se tornar um empreendedor digital ou um Blogueiro de Sucesso, certamente já se perguntou “O que é Seo?” diversas de vezes.

Portanto, vou lhe explicar em detalhes o que é SEO e como utilizá-lo para gerar ainda mais renda para o seu site ou blog. Portanto, fique atento as linhas abaixo, pois elas podem significar o sucesso ou o completo fracasso de seu negócio online.

O que é SEO

Então o que é SEO? É a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Motores de Busca. O nome já diz tudo, não é? Trata-se de otimizar seu site para os motores de busca.

Realizar o trabalho de SEO em seu site ou blog é de extrema importância, pois somente com isso é que seu site irá aparecer nas tão desejadas SERP’s (páginas de resultados de pesquisa – Search Engine Results Pages).

Mas trabalhar um SEO vai além de colocar seu site nas páginas de busca, ele serve para deixar seu site bem posicionado. O que é de extrema importância, caso você queira realmente ganhar dinheiro na internet.

Lembre-se do famoso bordão do Marketing:

É preciso ser visto, para ser lembrado!

Portanto, de nada adianta você ter o melhor conteúdo sobre um nicho específico, se as pessoas nunca encontrarem seu site no Google ou em qualquer outro motor de busca online.

Então, vamos ao princípio básico do SEO: Trabalhar as palavras-chaves.

Como trabalhar as palavras-chaves

o que é seo

A palavra-chave é aquela palavra pela qual as pessoas irão encontrar seu site ou seu texto na internet. Por exemplo, se você vai escrever um texto sobre o lançamento do Galaxy S6, é importante que você utilize as seguintes palavras-chaves: “Samsung”, “Galaxy”, “S6” e “Lançamento”.

Pois o motor de busca funciona da seguinte maneira: Quando uma pessoa digita “Lançamento Samsung Galaxy S6”, o buscador irá filtrar sites e artigos que contenham as palavras chaves “Lançamento – Samsung – Galaxy – S6”.

Para ver essa função em ação, pesquise agora mesmo por qualquer coisa e veja que nos resultados as palavras-chaves que você digitou vão aparecer em negrito, na prévia do conteúdo do site.

Porém, tenha em mente que quem irá ler o seu artigo serão pessoas e não o buscador. Portanto, você deve buscar trabalhar a palavra-chave durante o texto, de modo que ela fique harmônica, pois só assim é possível ganhar dinheiro na internet.

Viu? No parágrafo acima eu inseri as palavras-chaves “Ganhar dinheiro na internet”, de forma que ela continuou harmônica ao texto.

É importante que você deixe seu texto interessante de se ler, pois o Google utiliza uma ferramenta que checa quanto tempo a pessoa permaneceu em seu site, e sites em que a pessoa passa mais tempo online, ficarão melhores posicionados nas pesquisas.

Então de nada adianta você criar um artigo repetindo a frase “Galaxy S6” em cada linha. Pois ficará chato e as pessoas não acessarão novamente seu site.

Agora que você já compreendeu o princípio básico do SEO, vamos avançar um pouco mais.

SEO On-Page e Off-Page

O SEO se divide em duas partes: O SEO On-Page e o SEO Off-Page. Portanto, vamos tratar primeiramente do On-Page.

Como o nome sugere, o On-Page fica dentro da página. Ou seja, são as palavras-chaves que você irá inserir em seus textos, imagens, descrições, links para outros artigos e afins.

Enquanto isso, o SEO Off-Page se trata do trabalho realizado fora da página. Ou seja, são as palavras-chaves que você utilizará no texto de apresentação, no texto âncora. Que é aquele pequeno texto que servirá de descrição para o seu artigo, quando a pessoa pesquisar.

É imprescindível que você trabalhe tanto o SEO On-Page quanto o Off-Page. Claro que se você quiser, pode trabalhar apenas um e conseguir um bom posicionamento nas SERP’s, porém se quiser aproveitar todo o potencial da técnica de SEO, é indicado que se trabalhe ambos.

Além dessas duas ramificações, o SEO possui uma outra tática chamada de URL amigável.

Esta tática também é indispensável quando se quer ganhar dinheiro na internet. Bom, a URL amigável trata-se do “www” do seu site.

Por exemplo, se você vai criar um site sobre tecnologia, ele deve conter na URL a palavra-chave que servirá para que as pessoas encontrem seus artigos. Ou seja, se vai ser sobre tecnologia que se chame “www.noticias-sobre-tecnologia.com”.

Obviamente esse domínio já deve estar em uso, pois é muito bom, afinal contém palavras-chaves muito fortes, que são “Noticias” e “Tecnologia”, pois estas são frequentemente pesquisadas.

Portanto, caso a URL que você escolher já estiver em uso, procure variações dela, para o nosso exemplo seria: “www.tecnologias-noticias.com” ou “ww.informacoes-tecnologia.com”.

Por isso, vá agora mesmo dar uma estudada sobre as palavras-chaves mais pesquisadas, a fim de garantir um bom trabalho de SEO em seu site. E tenha em mente que se você fizer um bom trabalho, colherá os frutos muito em breve.

Gostou? Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo…

Ricardo Ratide

Empreendedor digital, criador de vários projetos online.
Compartilhe! Sua opinião é importante para mim! Comente abaixo!

Website: https://blogparainiciantes.com/

  • muito bom seu artigo em amigo parabéns me tirou algumas duvidas a respeito excelente conteudo

    • Muito obrigado! Estou tentando ajudar com artigos que tive duvidas quando comecei. Abraços