Passo a Passo Para Criar um Blog ou Site WordPress em Português!

Passo a Passo Para Criar um Blog ou Site WordPress em Português!

Veja um passo a passo fácil para criar um blog ou site WordPress em português. Garanto que mesmo sendo iniciante terá sua página pronta hoje mesmo.

A princípio, você aprenderá exatamente tudo sobre como criar um blog ou site usando o construtor WordPress em português.

Mike Little e Matte Mullenweg são os fundadores dessa plataforma de criação de sites e a mesma começou a ser disponibilizada no ano de 2003, mais precisamente no dia 27 de maio.

Sendo assim, o WordPress se baseia em linguagem e programação MySQL e também PHP.

Em suma, estamos diante de um Content Management System ou CMS como é popularmente conhecido entre os programadores. Significa Sistema de Manutenção de Conteúdos.

Há alguns anos ter uma página na internet não é tão fácil quanto é hoje.

Quem desejasse ter um site ou blog precisa entender muito sobre programação para, então, construí-lo ou era obrigado a contratar uma empresa especializada ou profissional programador para realizar o serviço.

Por isso, a construção de páginas online levava mais tempo para ser concretizada. Chegava a levar meses.

Por outro lado, além do trabalho e do tempo que se levava para cumprir essa tarefa, ainda tinha o problema do custo/benefício que não era nem um pouco atrativo.

Se você quisesse ter um site ou blog nessa época, sem dúvida, precisaria desembolsar uma boa grana.

Por esse motivo, pouquíssimas pessoas tinham a oportunidade de criar uma página pessoal ou mesmo para divulgar seu negócio na internet.


Sendo assim, posso afirmar que o WordPress chegou ao mercado para revolucionar a vida dos internautas. Não é a toa que logo que a plataforma foi lançada já conseguiu milhares de usuários pelo mundo.

Por Que Criar um Blog ou Site WordPress em português?

Atualmente, a empresa é considerada a mais popular CMS do planeta, inclusive aqui no Brasil.

Hoje em dia, a plataforma possui aproximadamente 80 milhões de usufrutuários e o seu sucesso também se dá por causa das ferramentas oferecidas, que possibilitaram aos seus usuários serem campeões de ranqueamento nos Google.

Ou seja, criar um site WordPress em português significa ter a certeza que sairá na frente dos concorrentes.

Agora que você descobriu o quão popular é este desenvolvedor de páginas online, vou te dizer por que tanto sucesso.

Não existe um motivo específico para que as pessoas criem seus sites no WordPress. Na verdade, trata-se de um conjunto de fatores.

Desse modo, eu poderia dizer sem medo de errar que a plataforma é popular pelo simples fato de ter um processo de criação muito fácil e que permite aos iniciantes criarem seu espaço digital, sozinhos e sem a necessidade de ajuda profissional.

Por certo, você também deve achar que desenvolver um blog WordPress em português em poucos minutos, é o melhor.

Contudo, posso citar muitos outros fatores que também são decisivos aqui.

Por exemplo, muita gente não sabe, mas criando uma página no WordPress em português é participar de criação aberta. Ou seja, você poderá fazer um site e editar seu código para deixá-lo cada vez melhor e seguindo seu gosto pessoal.

Noutros tempos, quando era necessário pagar um profissional para fazer, até era possível fazer mudanças, mas isso custava mais e levava muito tempo.

Além disso, o mesmo possui uma série de plug-ins totalmente gratuitos, temas dos mais variados e com visual profissional, etc.

Todos estes diferenciais permitem que os usuários consigam criar qualquer tipo de site: pessoal, portfólio, sites para empresas, lojas virtuais, etc.

Outras Vantagens do WordPress em Português

Outro ponto que colabora para tanta popularidade é o fato da empresa também oferecer serviços gratuitos e aceitar todos os tipos de hospedagem em MySQL e PHP.

Não posso deixar de citar uma das grandes vantagens de ter um blog WordPress em português que é a modernização.

Todavia, a construtor oferece novas versões com bastante frequência, o que melhora seus níveis de segurança e ainda seu desempenho.

Por isso, blogs e sites criados com WordPress são sempre mais rápidos, com interfaces profissionais e dificilmente são invadidos.

Por fim, mas igualmente importante esta ferramenta de criação disponibiliza o melhor suporte técnico. Os usuários têm total acesso a fóruns de discussão e tutoriais em vídeos e textos.

Conheça o CMS

Até o momento, falei algumas vezes sobre CMS ou Content Management System que, a priori pode parecer algo extremamente complicado de entender.

Mas não se preocupe, pois, mesmo sem entender nada de programação é possível entender o que é CMS para depois montar o seu site ou blog do zero.

Vamos lá. CMS é basicamente um aplicativo que possui habilidade de desenvolver, modificar e publicar vários tipos de conteúdo digital.

Ainda é possível que vários usuários usem o mesmo sistema realizando trabalhos em conjunto.

Dessa forma várias pessoas podem trabalhar criando conteúdo em sua página ou administrando setores da sua loja virtual, otimizando o serviço e aumentando a produtividade e lucro.

Em síntese, este sistema de manutenção de conteúdo se baseia em dois importantes componentes:

Content Delivery Application (CDA): É responsável pelo back-end que promove a possibilidade de envio de conteúdos por meio de CMA.

Content Management System Application (CMA): Trata-se da interface gráfica do que permite que o usuário crie, transforme, extraia e publique conteúdos sem precisar entender de HTML.

Ainda existem estes outros componentes:

  • Assistentes de instalação, upgrades e updates;
  • URLS com SEO, que faz a plataforma ser campeã no ranking do Google;
  • Variados designs e templates;
  • Comunidades, fóruns e suporte online;
  • Funções para usuário e grupo;

Por fim, temos como os três principais CMAs do WordPress o Drupal e o Joomla.

Diferença Entre WordPress.org e WordPress.com

Quando se fala em montar plataformas em WordPress em português é preciso ressaltar que contamos com duas modalidades de WordPress, o “.com” e o “.org”.

Ambos são muito utilizados, mas não são a mesma coisa. Aliás, são bem diferentes.

Na verdade, a diferença aqui está no modo de hospedagem de cada um.

Ao utilizar o “.com” o WordPress toma conta de tudo para você, inclusive da hospedagem. Ou seja, você cria a página e não precisa se preocupar com nada.

Não será necessário manter um provedor na web, não precisará fazer nenhum tipo de download e também não terá que pagar por uma hospedagem.

No entanto, se optar por uma versão gratuita terá que aceitar as propagandas em seu blog ou site.

Por outro lado, contamos com o “.org” Com ele você precisa fazer o download do arquivo que é totalmente gratuito.

Posteriormente vem a etapa de hospedar seu blog por conta própria. Pode ser no seu computador ou por meio de um site de hospedagem, por exemplo, a Hostinger.

Veja também “Diferenças Entre Criar Blog WordPress.com e WordPress.org”

Qual a Melhor Opção de WordPress?

Mas qual seria a melhor opção? Bem, tudo depende do seu objetivo e da sua disponibilidade, pois, ambos são fáceis de manusear.

A princípio, quem deseja ter o mínimo possível de trabalho e não pode gastar muito, deve escolher o WordPress.com.

Isso porque o mesmo traz uma versão gratuita e seus planos também têm preços acessíveis.

Em se tratando de configurações, tudo é muito simples e em alguns minutos apenas você terá sua página criada e configurada.

Em contrapartida, a modalidade gratuita não permite ter um domínio próprio, pois, temos que carregar a marca da empresa em questão.

Isso significa que o nome do blog ou site será o que você escolher mais o WordPress.com. Exemplo: “www.nomedoseublog.worpress.com”.

Além disso, tem as propagandas que podem ser sobre diversos nichos e aparecem pela página sem aviso prévio. Estes dois problemas podem ser facilmente resolvidos com a contratação de um dos planos de assinatura que custam a partir de R$ 9,90.

No entanto, a maior desvantagem aqui é que não será possível configurar seu site totalmente. Muitas coisas não podem ser mudadas.

Agora, se o seu objetivo é montar um WordPress em português 100% editável para deixar seu website totalmente original e diferenciado, a melhor opção é o .org.

Decerto, as páginas mais populares e com melhor visibilidade atualmente usam esta versão.

Como Criar um Blog ou Website WordPress em português?

Neste post vou me limitar a apresentar o passo a passo de como montar um site no WordPress.org com hospedagem no Hostinger.

Por Que a Hostinger?

A Hostinger é uma das empresas de serviço de hospedagem mais populares no Brasil e igualmente mais segura e com qualidade.

É muito importante escolher uma empresa confiável, pois, é ela que terá em mãos todo o conteúdo da sua página online. Então, tudo o que você postar (textos, vídeos, áudios imagens, etc.) ficarão armazenados em um local definido pela empresa em questão.

Já imaginou se você cria um espaço digital WordPress em português, escolhe uma hospedagem e tempos depois este espaço simplesmente desaparece?

Por isso, é recomendado pesquisar por hospedagens conhecidas no mercado e que ofereçam serviço de qualidade.

Sendo assim, uma das melhores alternativas mais baratas hoje em dia é a Hostinger.

Mas vamos ao passo a passo completo sobre como montar um WordPress em português.

Aprendendo a Instalar o WordPress em Português

Em primeiro lugar vou falar sobre como instalar o CMS.

Vale salientar que existem várias maneiras de realizar esta instalação.

Baixe uma das versões disponíveis do WordPress.org. Pode ser:

  • 5.0.15 do MySQL ou superior, ou qualquer versão do MariaDB
  • 5.2.4 do PHP ou posterior

Uma das opções de instalação mais fáceis é com hospedagem no seu próprio computador, mas já te adianto que pode ser bastante arriscado.

Afinal, volta e meia acontece algo e temos que formatar a máquina. Se isso acontecer todos os arquivos serão perdidos.

A sugestão que te dou nesse momento é fazer a instalação pela Hostinger e usando um instalador automático.

Acesse o site da Hostinger e em seguida clique em “comece agora”.

Posteriormente você será encaminhado para o local onde deverá escolher seu plano. Logo verá a mensagem “escolha seu plano de hospedagem”.

Abaixo poderá ter acesso aos planos com tudo o que oferecem e seus respectivos preços.

Planos Hostinger

Hospedagem de Sites Premium: Custa R$ 5,65 por mês e dá acesso a: Número de sites, contas de email e tráfego ilimitados, 2x processamento de memória e dados e por fim, backups semanais.

Hospedagem de Sites Single: Pensando em criar um WordPress em português mais básico? Então essa é a opção.

R$ 2,29 por mês, 1 website, 1 conta de email, 1pp GB de largura de banda e 1x memória e processamento.

Hospedagem de Sites Business: Pretende criar uma loja virtual ou outro tipo de negócio? Com este plano terá tudo o que precisa.

Custa R$ 9,90 ao mês, todos os benefícios disponibilizados no plano premium, mais backups diários, certificado SSL grátis e ainda 4 x processamento e memória.

– Tempo de Serviço

Após definir um plano de assinatura, o próximo passo para ter um WordPress em português é escolher por quanto tempo pretende contratar sua hospedagem.

Sendo assim, opte por pagar por 3 meses, 12 meses, 24 meses ou 48 meses.

Escolha e vá para o lado direito da página, na parte superior e clique em “pague agora”.

Provavelmente terá que realizar antes um cadastro que pode ser feito usando nome, e-mail, senha e telefone ou, então entre com seu perfil do Facebook ou conta Google.

– Formas de pagamento

Agora basta escolher uma forma de pagamento (boleto, paypal ou cartão de crédito) e pronto.

1 – Com auto instalador

Acesse o painel de controle Hastinger e posteriormente, procure pelo auto instalador e abra-o.

No campo de pesquisa digite WordPress e quando encontrar o ícone clique.

Aparecerão um formulário solicitando algumas informações referentes ao seu website. Responda todas:

  • Primeiro, URL onde deseja instalar a página (.com, .net, eyc.). mas, caso queira fazer a instalação como domínio root, deixe o campo vazio.
  • Opte por um idioma. Neste caso o WordPress em português.
  • Coloque o nome de usuário do WordPress e depois a sua senha WordPress. Você precisará destas duas informações para acessar sua área de administrador.
  • Informe também o seu endereço de email e o título que deu ao seu website.
  • Por fim, escreva uma sentença bem curta e objetiva falando sobre o que vem a ser o seu site.

Encontrem e clique no botão instalar. Nesse momento seu blog começará a ser instalado na hospedagem e o processo pode demorara um pouco.

2 – Instalação manual

Caso prefira fazer uma instalação manual siga as etapas a seguir:

  • Primeiro baixe o arquivo de instalação;
  • Em seguida Utilize o cliente FTP para enviar dos arquivos do WordPress para a conta de hospedagem;
  • Depois, você deve criar o banco de dados MySQL;
  • Por Fim, abra o seu domínio (seu site) em uma página web e execute o assistente de instalação. O processo dura apenas 5 minutos;

Como pode observar o processo de criação do WordPress em português pode até ser um pouco trabalhoso, mas é muito fácil.

Veja também “13 Estratégias Infalíveis Para Escolher Um Template WordPress”

Ficou com alguma dúvida ou deseja um passo a passo diferente? Fale nos comentários.

Compartilhe! Não Mereço Seu Clique?
  • 59
  •  
  •  
  •  
  • 11
  •  

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!